Novo presidente de associação de cafés especiais é do Sul de Minas

O novo presidente eleito para a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) é do Sul de Minas. Adolfo Ferreira vem de uma família tradicional de cafeicultores na região. Atualmente mora em Alfenas e tem uma fazenda em Monte Belo. Ele falou sobre a nova posição e prometeu difundir a importância da produção do café especial no Brasil.

A BSCA promove e divulga os cafés especiais do Brasil e é a principal entidade no setor. Ferreira afirma que pretende continuar esse trabalho inserindo cada vez mais produtores nesse mercado. “Iremos, nesse meu mandato, dar uma atenção especial para o mercado nacional”, completa.

Segundo Ferreira, o Sul de Minas é o maior produtor de café do Brasil e é uma importante região produtora de cafés especiais dentro do segmento ‘Café do Brasil’. Pra ele, é necessário abrir cada vez mais espaço para produzir esta linha de café. “Nós iremos tentar difundir para todas as regiões essa mesma importância que o café especial tem no Sul de Minas, para todas as outras regiões.”

Adolfo Ferreira, presidente BSCA, alfenas, monte belo (Foto: BSCA / Divulgação)Adolfo Ferreira, do Sul de Mg, foi eleito presidente de associção de cafés especiais (Foto: BSCA/Divulgação)

Para isso, ele afirmou que o foco não será somente nas exportações, mas no público interno. “Teremos bastante foco no público interno em 2016. O trabalho feito pela BSCA ao longo de todos esses anos descobriu e apresentou ao mundo várias regiões e origens produtoras de cafés especiais antes desconhecidas de todos. Com o nosso programa Cup of Excellence e outras ações que realizaremos durante o próximo ano, continuaremos garimpando novos cafés, novas regiões e, principalmente, novos produtores de cafés diferenciados”, disse ao assumir a posição.

Ferreira foi eleito no dia 1º de dezembro pelo Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais e segue como presidente da BSCA até o dia 30 de novembro de 2016.

Café brasileiro, Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

BSCA
A BSCA, Brazil Specialty Coffee Association, foi fundada em 1991. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas no mercado interno e externo de cafés especiais, buscando difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável, através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

Desde 1998, a associação realiza o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence, que também tem etapas em mais 11 países produtores no mundo. Este ano, 25 amostras de café foram selecionadas para a fase internacional do concurso, sete delas de produtores do Sul de Minas.

A premiação acontece na noite desta sexta-feira (11) em Franca (SP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *