Jubileu da Santíssima Trindade é celebrado em Tiradentes

Festa acontece de 7 a 17 de junho e recebe peregrinos de todo o Brasil

A Prefeitura Municipal de Tiradentes convida a população e turistas para celebrar a festa em comemoração à Santíssima Trindade, um dos eventos religiosos mais esperados do calendário. Todos os anos, a tradicional festa católica atrai para o município grande número de fiéis e devotos, movimentando toda a região das Vertentes. As festividades duram 10 dias e contam com extensa programação.

O evento acontece no período de 7 a 17 de junho, e é marcado por procissões, novenas e celebrações de missas a cada hora. Romeiros e peregrinos de diferentes lugares aproveitam a ocasião para manifestar a fé, fazer pedidos e/ou agradecer à Santíssima Trindade por graças recebidas. A Orquestra e Banda Ramalho participa das novenas e missas solenes e as músicas executadas são dos séculos XVII, XIX e XX de autoria de compositores locais, tornando as celebrações singulares.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Henrique Rohrmann, o primeiro registro musical da orquestra realizado na festa da Santíssima, no ano de 1860, sendo assim, todos os anos comemora-se o aniversário da Orquestra e Banda Ramalho durante o jubileu. Rohrmann destaca a importância cultural desta festa: “A Prefeitura tem feito um intenso trabalho de valorização do patrimônio cultural e religioso que a festa representa para a cidade por meio de apoios aos eventos, divulgação pela imprensa e em redes sociais, além de conscientizar os moradores e visitantes”, pontua.

Além das devoções, a festividade conta com as tradicionais barracas para comercialização de roupas, comidas típicas, artesanatos, artigos religiosos, apresentações musicais, entre outras atividades sociais. O santuário possui um complexo de ambientes, com sala de milagres, loja de artigos religiosos, chafariz, banheiros e jardins com bastante, proporcionando aos romeiros mais conforto durante a visita.

O Santuário da Santíssima Trindade é uma suntuosa construção do século XIX, com estilo Barroco-Rococó. O altar-mor possui uma imagem do Pai Celestial com figura do Espírito Santo, trazendo na cabeça uma tiara papal em madeira e policromada de autor e data desconhecidos, venerada em procissão durante a festa.

 

Fonte e fotos: Assessora de Comunicação da Prefeitura de Tiradentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *