Inspetoria do Crea em Alfenas discute acessibilidade e mobilidade

A Inspetoria de Alfenas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) se reuniu, no início de abril, com representantes da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) e da Câmara Municipal local para discutir sobre o Plano de Mobilidade Urbana, documento que visa aprimorar as condições de acessibilidade e mobilidade nas cidades.

A reunião, realizada na Pró-Reitoria de Extensão da Unifal, é uma etapa preparatória para a audiência pública sobre o tema, que será realizada na Câmara Municipal de Alfenas, com data prevista para o dia 06 de junho.

A audiência pública tem como objetivo discutir, com a participação da população, as demandas e possíveis soluções relativas à acessibilidade e mobilidade na cidade, visando atender as necessidades e demandas sociais. “A realização de uma audiência pública sobre acessibilidade e mobilidade permite ouvir e entender as necessidades da população, para que possamos trabalhar no atendimento a essas demandas sociais e em prol da melhoria da mobilidade e acessibilidade em nossa cidade”, destaca o inspetor-chefe de Alfenas, engenheiro civil, ambientalista e sanitarista Antônio Azevedo.

Para apoiar as discussões dos participantes e fazer um nivelamento sobre o assunto, foram disponibilizadas duas cartilhas produzidas pelo Crea-Minas, que apresentam e trabalham o tema. São elas a Cartilha de Acessibilidade Urbana e a Cartilha de Acessibilidade em Edifícios, que têm como objetivo promover a redução e a eliminação das barreiras arquitetônicas e urbanísticas. Como definido nas cartilhas, “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia das edificações, espaço, mobiliário ou equipamento urbano”.

Fonte: Alfenas Hoje / Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *