Foliões iluminam Carnaval no Sul de Minas

Ao som de marchinhas, glitter e agitação, as cidades do Sul de Minas voltaram a se destacar durante o Carnaval. Grande número de foliões é registrado, tranquilidade e segurança, protagonizaram durante os dias de folia.

O balanço carnavalesco trás informações das cidades, Poços de Caldas, Boa Esperança e Pouso Alegre.

Poços de Caldas

Prefeitura de Poços de Caldas

Como em anos anteriores, Poços de Caldas realizou um período de folia tranquilo, em todos os dias e locais, sem nenhum registro de ocorrência grave, na área central. A informação foi dada pelo inspetor Marcelo Gavião Bastos, da Guarda Civil Municipal (GCM), no início da tarde desta quarta-feira (26).

Bastos comenta, que o saldo positivo apresentado se baseia em relatos das equipes da GCM, que trabalharam, em forma de plantão ininterrupto, na Operação Carnaval, encerrada hoje às 7h. As ações tiveram início, às 13h da última sexta-feira (21), e contou com a participação de 30 membros.

Conforme o inspetor, as operações foram concentradas, principalmente, na área central da cidade em locais com eventos de maior participação de público, como a praça Pedro Sanches, o parque José Affonso Junqueira, rua São Paulo e praça D. Pedro II. “Outro grupo, formado por 50 GCM’s mantive as funções de rotina”, acrescentou.

Bastos avalia, que o saldo foi positivo e relevante, considerando a grande participação de público na programação de Carnaval. Segundo o inspetor, entre os foliões estavam milhares de turistas e muitos elogiaram a organização, segurança e tranquilidade do evento, como também os atrativos da cidade.

A corporação, que atuou no período de Carnaval, contou com apoio da central de videomonitoramento instalada na sede da GCM, na Estação Fepasa. Ao todo, 15 câmeras captavam imagens dos vários pontos da folia e, quando necessário, as informações eram repassadas, em tempo real, às equipes de rua, como forma de auxiliar no patrulhamento e na manutenção da segurança dos foliões, tanto no período do dia como da noite.

Oito viaturas e quatro motos foram utilizadas na Operação de Carnaval deste ano pela GCM. Também, como em anos anteriores, houve integração das corporações da GCM e da Polícia Militar, tanto no monitoramento das imagens como também nas ações de rua. O sistema montado para o período de Carnaval, faz parte do programa ‘Poços Mais Segura’, criado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.

*Prefeitura de Poços de Caldas

Pouso Alegre

Reprodução/Terra do Mandu

Na cidade, durante os dias de folia 7 blocos coloriram as ruas. Na sexta-feira (21) teve o Carna Carlinho. Sábado (22) foram três blocos. O Leões do Horto completou três anos com todos os abadás vendidos. Centenas de foliões se concentraram na Av. Tuany Toledo.

Ainda tiveram os novatos Pinto da Manhã e Caminhada de Boteco.

Como já acontece nos últimos cincos anos em Pouso Alegre, no domingo de Carnaval tem o desfile do bloco Folia dos Reis. Esse nome é porque o bloco surgiu na família Reis, da Rua São José. O que seria um evento para a família e amigos que não tinham opção de folia na cidade cresceu e em 2020 venceu 1.200 abadás. Neste ano, o Bloco contou com a presença de 1.200 pessoas.

O bloco Brazucas, em seu segundo ano, arrastou uma multidão no momento em que saiu para a rua, na última terça-feira (25).

*Com informações Terra do Mandu

Alfenas

Divulgação

O primeiro blocão de caninos da história do Carnaval de Alfenas foi realizado no domingo. E a novidade agradou quem gosta de cães e pode levar seu bichinho de estimação para participar da festividade.

Em uma tenda, em frente ao clube XV de Novembro, na Praça Getúlio Vargas, houve premiações e desfiles de cães fantasiados, no clima do Carnaval. A iniciativa partiu da ONG Asfa (Associação São Francisco de Assis) por meio de sua presidente, Andrea Duarte que procurou a Secretaria Municipal de Cultura e firmou a parceria.

Segundo Andréa, foram centenas de pessoas acompanharam o Carnaval Pet na tarde de domingo. Houve premiações para os cães fantasiados, o animal mais simpático, além do maior e do menor cão participante.

*Fonte: Alfenas Hoje

Boa Esperança

Boa Esperança cidade que abriga o maior carnaval aberto da região, reúne todos os anos centenas de foliões. Neste ano, segundo a assessoria de comunicação do município na noite do último sábado (23), a festa reuniu mais de 25.000 pessoas.

Foram diversas atrações na cidade, reunindo visitantes de todos os cantos de Minas e também do Brasil.

Segundo relatos de turistas, no último sábado foi registrada falta de luz em grande do município.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *