Dia da Árvore terá programação especial em Alfenas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Alfenas, preparou uma programação especial em alusão ao “Dia da Árvore”, que é comemorado em 21 de setembro. Serão três dias de atividades.

A comemoração pelo “Dia da Árvore” é um evento realizado em parceria entre o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) e a Cria Editora como parte do Plano Municipal de Educação Ambiental.

A Semana da Árvore começa com a distribuição de mudas, plantio de árvores de jabuticabeiras em homenagem ao engenheiro e ambientalista Eduardo Engel. Outras 200 mudas da espécie resedas coloridas serão plantadas na Avenida Jovino Fernandes Salles, no Santa Clara. Diversas atrações estão programadas, entre elas, música, dança e teatro.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento é envolver a comunidade do bairro Santa Clara e sensibilizá-la sobre a importância da preservação do meio ambiente e principalmente das árvores.

Confira a programação comemorativa:

De 19 a 22 de setembro

Quarta–feira: Dia 19 – Horário: 9h e 14h – Local: Entrada do bairro Santa Clara, onde será construído um Espaço de Convivência.

Plantio de árvores de jabuticabeiras – A aquisição das 10 plantas foi feita através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e Eduardo Engel, na época, foi vice-presidente e conselheiro muito atuante em defesa das águas e do Meio Ambiente, sendo sua árvore preferida a jabuticabeira.

Atividades – Plantio de árvores – Uma parceria com o Codema – Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente e SMEC – Secretaria de Educação e Cultura. (Em frente ao Campus da Unifal).

Quinta-feira: Dia 20 – Horário: Das 9h às 12h

Identificação – Em comemoração do Dia da Árvore e celebrando o início da Primavera será feita a identificação de diversas árvores da Praça Getúlio Vargas, que irá permitir o reconhecimento da flora da cidade, e gerar ainda mais a reflexão, o cuidado e o carinho com aquilo que só nos dá bem-estar e vida. – Ação empresa Piso Ambiental.

DIA DA ÁRVORE

O Julgamento da Árvore – Ação do Projeto Recicleia, que será apresentado pelos alunos da Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro e Curso de Direito da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano).

Sexta–feira: Dia 21 – Horário: 9h

Teatro – Peça sobre uma acusação injusta que pode terminar o fim dela. Alunos irão contracenar e tentar evitar que ela seja condenada a pena capital, que é o corte.

Horário: Das 8 às 12 h – Abertura com música pelo Conservatório Municipal de Alfenas Profª Walda Tiso Veiga e Café Comunitário – Bairro Santa Clara.

Atividades Recreativas – Plantio de mais de 200 mudas da espécie resedás coloridas no canteiro da Av. Jovino Fernandes Salles – Santa Clara.

Dia 22 – Sábado – Atividades: Praça Getúlio Vargas

Projeto plante uma árvore – Distribuição de mudas de Árvores – Ação do CREA Jr. em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Encerramento – Comemoração do “Dia Mundial sem Carro”.

Dia da árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do Decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. O Dia da Árvore em Alfenas faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente.

Fonte: Alfenas Hoje / Foto: Reprodução Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *