Criação de vagas para medicina continua suspensa

A criação de novas vagas em cursos de medicina no Brasil continua suspensa. Nesta quarta-feira (9), o Tribunal de Contas da União adiou mais uma vez a votação do processo que trata sobre possíveis irregularidades no edital do Ministério da Educação (MEC) que permitia a instalação desses cursos. Por meio de nota, o TCU informou que a suspensão ocorreu devido a um pedido de vista feito pelo ministro Augusto Nardes. No Sul de Minas, duas faculdades aguardam o julgamento do processo.

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Poços de Caldas e a Faculdade Atenas, em Passos, se preparavam para, juntas, oferecer 100 vagas na região. Poços de Caldas seria uma das 39 cidades do país que teriam novos cursos a partir do 1º semestre de 2016, mas uma representação formulada pela União de Educação e Cultura (Unece), mantenedora das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia), fez com o edital fosse suspenso.

A medida cautelar do TCU apontou possíveis irregularidades no edital, como a falta de esclarecimentos sobre a capacidade econômica e financeira das universidades e a falta de avaliação de propostas no documento. Diante da decisão, o MEC informou em comunicado que a divulgação final dos resultados está temporariamente suspensa.

Laboratórios de cursos de saúde, como fisioterapia e enfermagem, seriam utilizados também para as aulas dos futuros médicos. Os planos, no entanto, precisaram ser adiados.

O pró-reitor da universidade, Iran Abrão, acredita que o curso será aberto no campus, mas com nova data. “Esse é um processo pontual, mas ele impede o edital inteiro. E a gente está inserido dentro desse edital”, explica.

Já a Faculdade Atenas informou que vai aguardar o fim do processo de licitação que vai autorizar as novas vagas de cursos de medicina. Só depois disso, a Faculdade irá tomar providências para conseguir implantar o curso no campus de  Passos.

Campus da PUC de Poços de Caldas (MG) já se preparava para iniciar o primeiro ano do curso de Medicina (Foto: Reprodução EPTV)Campus da PUC de Poços de Caldas,  já se preparava para iniciar o primeiro ano do curso de Medicina.
(Foto: Reprodução/ EPTV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *