Covid-19: Cidades do Sul de Minas seguem adotando novas medidas de prevenção

No Sul de Minas o número de casos suspeitas por coronavírus chegou a 631 em 93 cidades, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quinta-feira (25), uma idosa faleceu com suspeitas da doença em Lavras, de acordo com a prefeitura a mulher havia entrado no boletim oficial da SES-MG.

O boletim emitido na última quinta-feira, aponta que o Sul de Minas segue com apenas um caso confirmado do Covid-19, no entanto agora duas mortes estão sendo investigadas na região, em Cruzília e Lavras.

Mortes por suspeita 

Nesta quinta-feira (25), uma mulher de 69 anos faleceu com suspeitas de coronavírus em Lavras. Segundo a assessoria da gestão da cidade, a idosa havia entrado como suspeita do vírus no boletim oficial emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na última terça-feira (24).

Ainda de acordo com prefeitura, a mulher havia doença crônica, amostras foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que ainda não disponibilizou o resultado.

A morte de um homem está sendo investigada pela prefeitura de Cruzília, o resultado ainda não foi emitido.

Medidas

Prefeituras da região seguem divulgando novas medidas para conter o Covid-19, até agora municípios aderiram o bloqueio das entradas das cidades, comércio suspenso, toque de recolher entre outras medidas.

Em Pouso Alegre, a prefeitura suspendeu a cobrança de taxas municipais correspondentes há três meses, o prazo de pagamento do Simples e o IPTU 2020 foram prorrogados, ambos não terão correção monetária de inflação. Na tarde desta quarta-feira (25), o anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Simões (DEM) através de um vídeo.

A decisão foi enviada há Câmara da cidade e o projeto aguarda aprovação para entrar em vigor.

Em Caxambu, quinze detentas iniciaram a confecção de cerca de 22 mil máscaras cirúrgicas nesta quinta-feira (25). Os produtos serão destinados para hospitais, asilos, para a população e forças de segurança.

No Estado, são 22 unidades prisionais participando da produção do artefato. De acordo com o governo de Minas, montagem e costura seguem os parâmetros da Vigilância Sanitária.

As detentas de Caxambu produzirão as máscaras com material doado pela prefeitura da cidade, moradores, polícia e empresários.
Em Poços de Caldas, a equipe da escola E.M Hosken disponibilizou material didático para cerca de 160 estudantes, os alunos do 5° e 9° ano poderão acessar os conteúdos através do Google Classroom durante a quarentena, um método que já vem sendo adotado por diversas instituições de ensino Brasil e também no mundo.
Para garantir famílias carentes da cidade, a prefeitura está recebendo doações de alimentos não perecíveis,quem puder ajudar pode deixar as doações no Banco de Alimentos, que está atuando em horário de plantão das 8h às 11h.
Ainda na cidade, o shopping estendeu o serviço delivery para todas as lojas. Agora, os clientes poderão fazer pedidos para entrega, das 12h às 21h, localizado na área do Ceasa Poços (Av. Presidente Wenceslau Braz, 2.222).

Pelo Decreto Municipal 5.226, que entrou em vigor em Campo Belo já na última segunda-feira, 23, permaneciam abertos os seguintes estabelecimentos: supermercados e mercearias, açougues e peixarias, padarias, feiras livres e comércios de hortifrutigranjeiros, indústrias relacionadas com a cadeia alimentícia humana e animal, empresas de água mineral e gás de cozinha.

O texto também determinou que permanecessem com suas atividades: postos de combustíveis, clínicas e consultórios médicos, clínicas veterinárias e  pet shops, lojas de produtos para animais, laboratórios, hospitais, lavanderias, lojas e distribuidoras de Equipamento de Proteção Individual (EPI), lojas e distribuidoras de produtos de limpeza e manutenção de piscinas e provedores de internet.

Em Campo Belo, os dois decretos anteriores foram atualizados. Deste modo, passam a figurar na lista de estabelecimentos abertos, com autorização da prefeitura, os seguintes: oficinas mecânicas e borracharias, restaurantes em pontos ou postos de parada nas rodovias, transportadoras de cargas e empresas funerárias.

A medida tem o objetivo de garantir o abastecimento e a manutenção dos serviços e empresas essenciais à cidade.

*Fonte: O Porta Voz

Inusitado

Nesse momento de pandemia do coronavírus, enquanto muitas pessoas não estão guardando o isolamento social, se aglomerando nas ruas e nas praças das cidades; tem gente caminhando no sentido oposto. Uma atitude de um morador de Cana Verde chama a atenção. Com um megafone na mão, Leônidas Aparecido Rodrigues, espalha o recado: “Atenção! É hora de ficar em casa!”

Por iniciativa própria, Leônidas, morador da comunidade do Cerradinho, percorre as ruas da cidade e, onde avista um grupo reunido, solta a voz no alto falante.

*Fonte: O Porta Voz

Na região, prefeituras  iniciaram trabalho de pulverização nas principais ruas e pontos dos municípios. Na ação é utilizado um produto à base de cloro e água, em alta concentração. Confira quais as cidades adotaram a medida:

Poços de Caldas

Na madrugada desta quarta-feira (25), equipes da  Prefeitura de Poços de Caldas  iniciaram a aplicação de hipoclorito de sódio, a substância é uma mistura  à base de cloro e água. Pontos que recebem a pulverização na cidade são pontos públicos e privados com grande circulação, hospitais, rodoviária, supermercados, bancos e o terminal de ônibus.

Lavras

Em locais com grande circulação, a Prefeitura de Lavras também realiza o serviço de higienização, utilizando uma mistura a base de cloro e água. A higienização teve início na última terça-feira (24).

Machado

Ruas de Machado estão sendo dedetizadas pela prefeitura. A medida acontece em vias que contam com pontos comerciais, farmácias, supermercados, unidades saúde e locais com grande circulação.

Congonhal

Na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Congonhal começou a realizar a higienização e limpeza das principais ruas e dos estabelecimentos comerciais da cidade.

O produto aplicado é eficiente para eliminar vírus e bactérias.

*Com informações: Poços Já, Poços.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *