Corpo de Bombeiros fiscaliza casas terapêuticas em Alfenas após incêndio no final de semana

As casas terapêuticas de Alfenas estão sendo fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros, que adotou a medida após um incêndio no final de semana em uma das unidades. A medida teve início na segunda-feira e deve continuar nos próximos dias.

Uma constatação feita pelos bombeiros é que nenhuma das residências fiscalizadas possui o auto de vistoria, que permite o funcionamento dos locais. No total são cinco casas com 35 pacientes na cidade.

A Prefeitura de Alfenas já foi notificada e tem até 60 dias para corrigir medidas necessárias apontadas pelo Corpo de Bombeiros. Entre as medidas estão a implantação de itens como sinalização e extintores, além da adequação na iluminação.

“Até o momento, as casas que foram vistoriadas, nenhuma tem a liberação. Mas o responsável pelos locais já se prontificou a estar regularizando e nós nos colocamos à disposição em caso de haver qualquer dificuldade para estar implantando esse sistema aqui”, explicou o sargento Anderson Carlos Andrade em entrevista à EPTV.

O coordenador de saúde mental, Túlio Lima, disse compreender as orientações do Corpo de Bombeiros para oferecer maior segurança aos usuários. No entanto, observou que os itens dentro da casa não podem lembrar a estrutura de um hospital psiquiátrico. “Por isso essa liberdade, essa não adequação, na verdade, a diversas normativas para estabelecimentos”, comentou.

Fonte: Alfenas Hoje / Foto: Reprodução EPTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *