Convênio autoriza Guarda Municipal de Alfenas a usar armas de fogo

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Alfenas deve adotar o uso de armas de fogo. Um convênio com a Polícia Federal (PF) foi assinado na manhã desta sexta-feira e é mais um passo para o armamento da corporação.

A expectativa do secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela, é que a partir do segundo semestre deste ano o efetivo da GCM passe a estar armado. Os GMs serão submetidos a um treinamento específico, seguindo normas da PF. Alfenas pode ser a primeira cidade do Sul de Minas a ter a Guarda Municipal armada.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, Alfenas é a primeira cidade do Sul de Minas Gerais a aderir ao convênio com a PF para armamento da Guarda Municipal. No estado, somente Belo Horizonte e Contagem firmaram convênio com a PF. Atualmente, a GCM já utiliza taser, um tipo de arma não letal que funciona com sistema eletrochoque.A assinatura do convênio foi na manhã desta sexta-feira na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte. Representando o Município de Alfenas estavam o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), o secretário municipal Leonardo Vilela (Defesa Social), o GM Marcelo Santo (coordenador da GCM) e o vereador Reginaldo Flauzino (PHS), que também integra a corporação.

O armamento da corporação e a criação de um estatuto próprio, que está em fase de discussão, são reivindicações dos GMs como forma de melhorar efetividade dos serviços. A expectativa do governo é que essas ações ajudem no sistema de segurança pública da cidade. Dados oficiais da Polícia Militar apontaram queda nos índices de criminalidade no último ano.

Fonte: Alfenas Hoje / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *