Comissão quer discutir em Nova Lima riscos de barragens

Audiência no município foi aprovada diante de evacuações feitas pela Vale em comunidades de Macacos e Vargem Grande

A realização de uma audiência pública em Nova Lima, na Região Metropolitana de Minas Gerais, foi aprovada nesta terça-feira (26) para discutir riscos de rompimento de barragens de rejeitos de mineração no município.

O requerimento, votado em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), trata de riscos envolvendo a barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, administrada pela Vale. E ainda da barragem Vargem Grande, também em Nova Lima.

No requerimento, o autor, deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), justifica a necessidade do debate diante da alteração do nível de segurança da barragem da Mar Azul, que levou a Vale a acionar, no último dia 16, as sirenes instaladas no distrito de São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos.

Conforme destaca o parlamentar, houve a evacuação de moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, com remoção de 200 pessoas de 49 edificações localizadas na chamada zona de autossalvamento do empreendimento em Macacos.

Inclusão – O pedido foi aprovado com emenda assinada pelo mesmo deputado e ainda pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), de forma a incluir na discussão também a barragem Vargem Grande, em processo de descomissionamento (desativação).

Os dois parlamentares justificam a inclusão destacando que, após a remoção realizada em Macacos, a Vale anunciou a evacuação preventiva de mais uma comunidade de Nova Lima, desta vez relacionada ao complexo de Vargem Grande.

Segundo ainda destacou o presidente, diversos outros requerimentos apresentados na reunião tratam da situação de diversas barragens de mineração no Estado e deverão ser votados em reunião posterior após análise dos conteúdos.

Fonte: ALMG / Foto: Divulgação Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *