Campeonato reúne criadores de Mangalarga Marchador em Caxambu

Criadores de cavalo da raça Mangalarga Marchador se reúnem a partir desta terça-feira (14) em Caxambu (MG) para o 31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que acontece no Parque de Exposições da cidade. O evento reúne 600 animais competidores que vão disputar o modo de marchar mais bonito da raça.

“São vários quesitos do animal que o juiz vai julgar como o diagrama, a maciez e o temperamento, que vão definir o melhor cavalo de marcha do Brasil”, explica o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga marchador, Daniel Borja.

A competição também irá contar com atrações para todos os públicos e idades, como atividades gastronômicas, produtos típicos da região, selarias e as novidades do mundo do agronegócio.

“Esse evento é o segundo maior da raça Mangalarga Marchador no Brasil. Os animais vão disputar o melhor macho e a melhor fêmea de marcha do Brasil”, explica Daniel.

Mais de 200 mil pessoas participaram da edição da exposição no ano passado em Vitória (ES). Segundo a Associação, o setor movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano.

O Brasil conta com o terceiro maior rebanho equino do mundo, e o cavalo pode ser usado tanto para o lazer como para o esporte, assim como é a ferramenta de trabalho para muitos agricultores em todo o país.

Além disso, na sexta-feira (17), um leilão de raça no Hotel Glória, também em Caxambu, irá apresentar 35 lotes de animais de alta categoria e dez embriões de raça para criadores.

O campeonato tem entrada gratuita e acontece até o próximo sábado (18). A entrada é aberta para associados e para admiradores da raça.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *