Abril é o Mês da Conscientização do Autismo e Lavras tem programação especial durante o mês

No dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para a discussão e difusão dos conhecimentos acerca dessa questão. Por isso, são realizadas atividades pelo mundo para conscientização sobre o Autismo durante este mês.

Saiba mais sobre o transtorno e a programação de atividades em Lavras:

O que é Autismo?

O autismo é muito mais comum do que se pensa, a cada 110 crianças nascidas, uma pode ser autista, segundo dados estatísticos do governo americano.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento.

É muito importante o diagnóstico precoce. Há um consenso entre os profissionais que os melhores resultados clínicos são alcançados quando o tratamento é iniciado antes dos três anos, idade na qual se pode fazer um diagnóstico definitivo.

Por isso, devemos ficar atentos quando uma criança:

– Não emite sons até 12 meses;

– Não imita gestos com as mãos até os 12 meses, como apontar objetivos, dar adeus e bater palminhas;

– Não fala palavras simples até 16 meses, como: mamãe, papai e água;

– Não fala frases simples até 24 meses, como: dá água, não pode, cadê papai;

– Apresenta diminuição/perda da linguagem adquirida e habilidade de interagir com as pessoas.

Caso observe esses sintomas em uma criança próxima, procure a unidade de saúde mais próxima para a realização de testes e tratamento. A Secretaria Municipal de Educação também possui equipes para apoio e orientação no desenvolvimento desses estudantes.

Símbolos do Autismo

Sabe-se que a maioria dos autistas é composta por pessoas do sexo masculino. Por isso, a cor azul é um dos símbolos do Autismo para representar a maior incidência de casos no público masculino. Além disso, o azul estimula um sentimento de calma e equilíbrio.

A fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo. As cores diferentes e fortes também representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno, a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. Esse é um símbolo mundial da conscientização em relação a patologia.

Em Lavras

No município de Lavras existe uma associação de mães de autistas, é a Associação Contato. Essas famílias reúnem-se na Selt (Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura) toda quarta-feira às 19h. A instituição foi declarada de utilidade pública municipal.

Em 2017, também foi sancionada a Lei Municipal 4.413 com o objetivo de garantir o atendimento prioritário para os portadores do autismo e seus acompanhantes nos estabelecimentos públicos e privados.

Programação em 2018

Com o apoio do Governo Municipal de Lavras, a Associação Contato está organizando uma programação especial para a conscientização sobre o autismo. Este ano o foco principal será a formação dos servidores municipais das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Confira a Programação e Participe:

Domingo (08/04 )

Piquenique de Conscientização Aberto ao Público

Local: Seminário Dehonista (Av. Sylvio Menicucci, 2415 – Inácio Valentim)

Horário: 15h às 17h

Terça-feira (17/04)

Capacitação para as coordenadoras dos Centros de Educação Infantil (CMEIs)

Quarta-feira (18/04)

Capacitação para funcionários públicos municipais

 

Fonte: Lavras 24 Horas / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *