Theresa May promete a europeus facilidade para permanecer no Reino Unido após o Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, buscando reiniciar negociações paralisadas sobre o Brexit, prometeu nesta quinta-feira (19) tornar o mais fácil possível para que cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido permaneçam após a saída do país do bloco.

“Eu não poderia ser mais clara: cidadãos da UE vivendo legalmente no Reino Unido hoje serão capazes de ficar”, escreveu May em sua página no Facebook, acrescentando que criará um grupo com aqueles afetados e especialistas para garantir que o processo seja tranquilo.

Premiê britânica Theresa May chega nesta quinta-feira (19) a cúpula da União Europeia em Bruxelas (Foto: REUTERS/Dario Pignatelli)

Enfraquecida após perder a maioria parlamentar em uma eleição em junho e não conseguir reunir apoio em uma conferência do Partido Conservador, May esperava inicialmente reconquistar sua posição convencendo líderes da UE a deixarem que as negociações do Brexit abordem questões que vão além da separação, em uma cúpula de dois dias, que começou nesta quinta-feira (19).

Entretanto, líderes da União Europeia descartaram essa possibilidade, dizendo que Londres precisa concordar em pagar mais do que May disse ser aceitável como parte de um acordo de separação. Então, mudando o foco, a primeira-ministra oferecerá maiores concessões para os cidadãos da União Europeia preocupados com seus direitos no Reino Unido após o Brexit.

É improvável que isso altere o resultado da cúpula de Bruxelas. Líderes continentais têm suposto por semanas que um acordo pode ser fechado sobre a questão.

Porém, isso indica que autoridades britânicas estão seguindo um novo curso –adotando uma abordagem mais suave para tentar conquistar os negociadores do bloco, se não todos os seus governos.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *