Plataforma de lançamento da SpaceX registra explosões na Flórida

Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) na plataforma de lançamento do foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, em Cabo Canaveral, no estado da Flórida (EUA).

A SpaceX disse que não houve feridos e que uma “anomalia” na plataforma de lançamento durante um teste resultou na perda do veículo.

Segundo a emissora de TV Wesh, a primeira explosão aconteceu por volta 9h locais, e uma segunda, cerca de 20 minutos depois.

A Nasa (agência espacial americana) informou que a SpaceX estava realizando um teste de lançamento de seu foguete não tripulado, quando a primeira explosão ocorreu na manhã desta quinta-feira. O teste era em preparação a um lançamento previsto para o sábado.

Segundo a emissora Wesh, edifícios localizados há vários quilômetros de distância chegaram a sentir o impacto da primeira explosão, que foi seguida de outras explosões contínuas por vários minutos. Era possível ver de longe uma nuvem de fumaça escura no céu.

A empresa privada de exploração espacial SpaceX, que fica ao lado do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, pertence ao bilionário Elon Musk. A SpaceX é uma das duas empresas que realizam transporte de suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) no local de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral (Foto: Marcia Dunn/AP)
Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) no local de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral (Foto: Marcia Dunn/AP)

SpaceX
A empresa foi fundada em 2002 por Elon Musk, sul-africano naturalizado americano, que fez sua fortuna, estimada atualmente em US$ 11,9 bilhões, na internet. Musk foi cofundador, em 1998, da empresa online PayPal.

O objetivo de Musk ao fundar a SpaceX era revolucionar o transporte espacial para um dia permitir a vida em outros planetas, como Marte.

O Falcon 1, protótipo de foguete espacial da SpaceX, foi o primeiro lançador privado, desenvolvido e propulsado por motores de combustível líquido a alcançar a órbita terrestre.

Graças a seu êxito, a SpaceX foi selecionada pela Nasa para realizar missões de carga à ISS.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *