Noruega sobe alerta após prisão de russo suspeito de colocar explosivos

Os serviços de segurança da Noruega subiram neste domingo (9) o nível de alerta do país depois de prender um russo de 17 anos acusado de colocar um artefato explosivo no centro de Oslo. O objeto foi detonado pelas autoridades policiais.

Os serviços de segurança interior (PST) subiram o alerta para “provável”, de um nível anterior de “possível”, devido a um risco de contágio. Este nível de alerta estará em vigor por dois meses.

Na última sexta-feira (7), a Noruega ordenou um reforço na segurança nas principais cidades e aeroportos do país, após o ataque em Estocolmo, quando um homem atropelou pessoas com um caminhão, episódio considerado um ataque terrorista na Suécia. Quatro pessoas acabaram morrendo e outras 10 seguem hospitalizadas, muitas delas em estado grave.

O russo de 17 anos recebeu asilo na Noruega após chegar ao país em 2010. Ele é investigado por um suposto delito de possessão ilegal de material explosivo e ainda não foi possível esclarecer os motivos de sua ação, disse Benedicte Bjørnland, diretora do PST, em coletiva de imprensa.

“Não está claro se o jovem de 17 anos teve a intenção de cometer um ataque terrorista”, acrescentou Bjørnland.

A advogada do acusado, Aase Karine Sigmond, negou as acusações e as informações publicadas pelos meios de comunicação de que o jovem simpatiza com o grupo jihadista Estado Islâmico.

Área isolada por suspeita de bomba na Noruega (Foto: Fredrik Varfjell / NTB Scanpix / via AP Photo)
Área isolada por suspeita de bomba na Noruega (Foto: Fredrik Varfjell / NTB Scanpix / via AP Photo)

Suspeita de bomba

Os agentes encontraram o artefato no bairro de Grønland, uma área muito movimentada da capital norueguesa, onde os bares e restaurantes foram evacuados.

“Fizemos uma detonação controlada do objeto”, disse um porta-voz da polícia citado pelo jornal “VG”.

Agentes do esquadrão antibombas devem examinar o restante do material para descobrir o conteúdo do objeto, antes de retirar o cordão de isolamento do local, disse a fonte.

Mais cedo, diversos meios de comunicação locais informaram que várias carros da polícia e ambulâncias foram enviadas para a região.

“Um carro da polícia viu um homem suspeito e encontraram um objeto. A área está isolada e a população de Oslo está segura”, disse o policial Sven Arild.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *