Bento XVI celebra aniversário de 91 anos ao lado de irmão e Papa Francisco o parabeniza

O papa emérito Bento XVI completa nesta segunda-feira (16) 91 anos e comemorará a data de uma forma reservada, apenas com a presença de seu irmão Georg, de 94 anos, que está no Vaticano.

Joseph Ratzinger vai celebrar o aniversário em “um clima de serenidade”, no Mosteiro “Mater Ecclesiae”, localizado nos jardins do Vaticano, onde mora desde sua renúncia, no dia 28 de fevereiro de 2013.

Neste ano, nenhum evento está previsto, ao contrário do ano passado, quando Ratzinger foi homenageado por uma representação de Baviera, que cantou música alemã e brindou a data com cerveja.

Em decorrência do 91º aniversário de Bento XVI, será apresentado hoje na Filmoteca Vaticana o documentário “Bento XVI, a hora da verdade”, dirigido pelo jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal.

Histórico

Eleito Pontífice em 19 de abril de 2005, o alemão Joseph Ratzinger decidiu abandonar a liderança da Igreja Católica por motivos pessoais. Ele alegou sentir cansaço e falta de saúde para cumprir com os compromissos que o cargo lhe impunha.

Recentemente, seu irmão revelou que o antecessor de Francisco sofre de uma doença “paralisante” no sistema nervoso. No entanto, por meio de uma nota, o Vaticano negou que Ratzinger sofra de uma doença degenerativa e acrescentou que ele apenas sente o “peso de seus anos, o que é normal para a idade.

Papa Francisco parabeniza Bento XVI por 91º aniversário

O papa Francisco parabenizou nesta segunda-feira (16) o emérito Bento XVI em decorrência de seu aniversário de 91 anos. “Bento XVI festeja hoje seu aniversário de 91 anos junto com seu irmão Greg em um clima tranquilo e familiar”, diz a nota da Sala de imprensa do Vaticano. De acordo com o texto, “nesta manhã, Francisco ofereceu a santa missa a Bento XVI e em seguida enviou seus melhores votos pessoais”.

Mais tarde, a banda musical da Guarda Suíça fará algumas apresentações no mosteiro “Mater Ecclesiae”, localizado nos jardins do Vaticano, onde Joseph Ratzinger mora desde sua renúncia, em fevereiro de 2013.

Fonte: Terra / Foto: Ansa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *