Alemanha restabelece medidas de controle nas fronteiras

2015-09-13t081825z_204837564_gf10000204036_rtrmadp_3_europe-migrants-germany (1)O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, anunciou neste domingo (13) a reintrodução provisória de controles nas fronteiras para “conter o fluxo de refugiados que chegam à Alemanha”. Segundo ele, “centenas” de policiais serão mobilizados.

“A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria”, indicou o ministro em Berlim, depois que nas duas últimas semanas 63.000 imigrantes chegaram a Munique, principal porta de entrada na Alemanha. “Também é absolutamente necessário por razões de segurança”, acrescentou o ministro em uma breve declaração à imprensa.

Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que a Alemanha parece estar legalmente justificada em restituir controle de fronteiras neste domingo, especialmente em sua divisa com a Áustria, e disse que isso mostrou a necessidade de os países do bloco definirem uma abordagem comum à questão dos refugiados.

“A reintrodução temporária dos controles de fronteira entre os estados-membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista e regulada pelo código de fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise”, disse a Comissão Europeia em comunicado. “A situação atual na Alemanha, à primeira vista, parece ser uma situação abrangida pelas regras”.

Na segunda-feira (14), os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia se reúnem de emergência para analisar a questão.

alemanha_refugiados

000_dv2125942

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *