Veterana: história construída por 90 anos faz Caldense levar apelido

O ano de 2015 começou bem para a Caldense e promete ser o mais glorioso dos 90 anos de história do clube. Mas pouca gente sabe de onde vem a origem do apelido “Veterana”. Tudo começou em 1925, quando moradores de Poços de Caldas se reuniam para jogar futebol no local onde hoje é a sede social da Associação Atlética Caldense. Desde que nasceu, o time já foi batizado de Caldense por um dos seus fundadores, o fotógrafo João de Moura Galvão. No entanto, a Caldense não era a única equipe de futebol amador da cidade. 

– Compania Melhoramentos, Minas Gerais, esses times eram os que caminhavam e jogavam com a Caldense e esses times desapareceram. Vieram outros, que nas décadas de 30 e 40, eram times de empresas, bancos, associações, bairros, mas sempre amadores e a Caldense sempre com a ascensão de acabar sendo um time semi-profissional, depois profissional e hoje é o time mais velho da cidade – conta o historiador Hugo Pontes, que tem um livro publicado sobre a história do time. 

Com o avançar das décadas, o time se solidificou. A Caldense cresceu e foi aí que, na década de 1940, um outro fundador, o entusiasta Fosco Pardini, consagrou o apelido até hoje usado. 

caldense_interna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *