Mundial Escolar de Voleibol: Brasil, representado pelas varginhenses, fica com o 4º lugar entre 28 países

As atletas da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo (Industrial) de Varginha, que representaram o Brasil no Mundial Escolar de Voleibol na República Tcheca, conseguiram o feito inédito de terminar entre as quatro melhores equipes do mundo, ficando na frente da China, Taiwan, Holanda, França, Itália.

Na manhã de sábado (9), as meninas entraram em quadra contra a Turquia para disputar a medalha de bronze, mas perderam por 3×0 sets.

De acordo com o técnico André Pereira, “esbarramos em um bloqueio muito forte, pois a jogadora mais baixa da Turquia é mais alta que as brasileiras e erramos saques”. Ele ressaltou que a Sérvia (ouro), Alemanha (prata) e Turquia (bronze) montaram um time para esse mundial com jogadoras de seleções que treinam para campeonatos. “Nós só temos a Rose que é Seleção Brasileira; nossa equipe é um time de colégio e treinamos e trabalhamos muito para chegar aqui em uma competição que reuniu 28 países; a equipe do Chile chegou com oito dias de antecedência para fazer treinamentos e nós chegamos em cima da hora”. O professor concluiu que “é pedreira, mas fizemos tudo que podia ser feito; enfim, chegamos aqui por muito trabalho mesmo”.

O desempenho e a conquista das atletas de Varginha foram reconhecidos inclusive pelo chefe da Delegação Brasileira, Marco Maia. Emocionado, parabenizou e agradeceu a todos. “São heroínas. Trata-se de um intercâmbio esportivo de altíssimo nível que inclui programação cultural, turística que a Confederação Brasileira do Desporto Escolar nos proporciona e estão todos de parabéns”, avaliou.

As atletas do Brasil receberam a bandeira da International School Sport Federation (ISF), pois o próximo Mundial será no Brasil, em 2020, em Foz do Iguaçu.

Antes mesmo de embarcarem para o Mundial, o prefeito Antônio Silva já havia declarado que as atletas varginhenses já eram merecedoras de elogios. “Carregaram uma responsabilidade enorme por representar Varginha, Minas Gerais e o Brasil e honraram esse compromisso tendo nos presenteado com o quarto lugar o que nos deixa muito felizes e orgulhosos”, ressaltou.

As atletas fazem parte do Projeto “Vôlei Futuro”, que tem apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL. O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo registrou que “o esporte é marcante e terão a oportunidade de contagiar agora muitos outros estudantes para que também ingressem em uma atividade esportiva, tendo assim a chance de contar belos feitos como esse conquistado pela equipe de Varginha para os filhos, netos e futuras gerações”.

O coordenador técnico da SEMEL, professor Jaime Macedo, que acertou o resultado da participação das varginhenses no Mundial (entre as quatro melhores do mundo), lembra o apoio da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) e agradece à empresa Fertipar pelo patrocínio.

Jogadoras do Vôlei de Varginha:

Giulia Carla Alcântara Amorim

Stela Carla Rodrigues

Bruna Dutra Araújo

Ana Paula de Lima Pinto

Giovana Costa da Silva

Fernanda Silva Reis

Rosely Evaristo Nogueira

Pâmela Cristina Oliveira da Silva

Isteissy Hellen de Carvalho Silva

Amanda Santos Julião

Isabela Cristina da Silva Abreu

Izabela Naves dos Santos

Técnico: André Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *