Lateral é o que mais sofre com dores no futebol

Goleiro é a posição mais segura em termos de lesões

joelhos.jpg

Uma pesquisa feita com mais de 10.500 pessoas revelou dados sobre a prática da paixão nacional. “A importância do Futebol na vida do Brasileiro” traz um panorama físico do esporte, relacionando posições do jogo à lesões e também a contextos geográficos e sociais.

Uma das curiosidades é que a posição que mais sofre com dores nos pés e nos joelhos é a do Lateral (ala), enquanto os atacantes são os que menos têm dores. “O ala é o que percorre a maior distância durante o jogo, porque se desloca por todo o campo, o que justifica uma maior sobrecarga e mais dores” aponta o Me. Mateus Martinez, diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor e coautor da pesquisa.

joelhos.jpgPor outro lado, a posição do atacante é a mais arriscada em termos de lesões e a mais segura é a do goleiro. “Goleiros estão sujeitos a lesões traumáticas no membro superior e na cabeça, que são menos comuns no futebol. Já o atacante faz jogadas de altíssima velocidade e tem muito contato com os outros jogadores e com os zagueiros, que geralmente são fortes. Tudo isso aumenta a predisposição de lesões nos pés e nas pernas” conclui Martinez.

Na prevenção de lesões e dores nos membros inferiores, uma das recomendações é o uso de palmilhas ortopédicas. Para Thomas Case, fundador da Pés Sem Dor, “muitas pessoas não praticam o esporte porque sentem dores ou se machucam. É ano de Copa e muitas pessoas ficam estimuladas a jogar bola. Com esses resultados, aprimoramos nossas palmilhas para futebol e permitirmos a prática do esporte com menos risco de dor ou lesão” conclui, entusiasmado.

goleiro.jpg
A Pés Sem Dor é a primeira a confeccionar palmilhas ortopédicas sob medida em escâneres e impressoras 3D. Foi criada em 2009 pelo americano Thomas Case, que também é fundador da Catho. Possui 40 pontos de atendimento por todo Brasil que realizam exames gratuitos. Já atendeu mais de 70 mil pessoas e conta com parceiros na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China.

Fonte: Pés Sem Dor Brasil / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *