Fifa The Best – Seis vezes Marta, a melhor do mundo

A atacante Marta foi eleita a melhor jogadora do ano de 2018, nesta segunda-feira (24) durante a entrega da premiação Fifa “The Best” realizada em Londres, um troféu que a brasileira ergue pela sexta vez na carreira.

A jogadora do Orlando Pride, aos 33 anos, havia vencido o prêmio entre 2006 e 2010 ininterruptamente.

Os seis prêmios conquistados por Marta – Reprodução

Marta liderou a seleção brasileiro ao título do último sul-americano feminino (2018). No ano que vem, ela terá a chance de buscar mais uma vez o grande troféu que nunca conquistou: a Copa do Mundo, que será disputada na França.

A brasileira também se tornou a maior vencedora, homem ou mulher, do prêmio individual na história do futebol, já que estava empatada com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi com cinco troféus.

“Eu realmente estou sem palavras, pois é um momento fantástico. As pessoas falam: você já foi tantas vezes e se emociona sempre. Sim, faço isso porque representa muito para mim”, disse Marta, muito emocionada e choro contido.

Marta, seis vezes eleita melhor do mundo Fifa – reprodução Twitter

Na entrevista após receber o prêmio, Marta, camisa 10 da seleção brasileira, foi pergunta se tinha tanto espaço na casa para guardar sua coleção de troféus de melhor do mundo da Fifa.

“Pode ter certeza que há espaço em casa para tudo que já ganhei desde a primeira medalha que ganhei no colégio. Tem um lugar especial para esse também”, disse a jogadora.

Veja como votou Vadão, t;ecnico da seleção brasileira feminina: Marta em primeiro, Kumagai Saki (Japão) em segundo, e Rapinoe Megan (EUA) em terceiro. Marta votou em Kerr Sam (Austrália), Henry Amandine (França) e Rapinoe Megan (EUA).

A Fifa divulgou as pontuações finais. Marta assegurou 14.73% dos votos, Maroszán ficou com 12,86 e Ada Hegerberg somou 12,60%.

No Twitter, #Marta10 estava entre os dez mais acessados até às 20h30 desta segunda-feira. Luka Modric, volante croata do Real Madrid, desbancou Cristiano Ronaldo e Messi e foi eleito melhor do mundo no The Best Fifa 2018.

À frente de Messi e CR7

A brasileira conquistou o prêmio pela sexta vez na carreira e se isolou como a maior vencedora dentre todas as categorias, deixando Cristiano Ronaldo e Messi para trás, cada um com cinco títulos. Após chorar no palco, ela passou pela zona mista e falou da importância do feito para o futebol feminino.

“Nunca parei para pensar nisso. As minhas vitórias vêm para continuar a motivação para desenvolver a modalidade. Então, não foi a Marta que ganhou, foi o futebol feminino. Hoje é uma noite que coloca o futebol feminino do lado do masculino. Não tem exceção. Isso é fantástico”, afirmou.

A alagoana de Dois Riachos, que está com 32 anos, venceu na final a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Marozsan, ambas do Lyon, da França.

“Sempre imaginei que seria possível. Talvez tenha demorado um pouquinho mais, até porque as pessoas já estavam acostumadas a ver a Marta vindo aqui e ganhar, ganhar e ganhar. Até eu me acostumei um pouco, vou te falar. Depois de 2010 procurei me adaptar e colocar minha cabeça para funcionar de uma maneira que não fosse algo primordial para mim, mas algo motivador, e sempre procurando fazer o meu melhor”, disse.

“É mais um exemplo de que nada acontece de um dia para o outro. Você pode passar anos sem vencer, mas sempre há uma oportunidade se você ainda está em atividade, e graças a Deus eu estou. É algo fantástico, sem palavras. É irado, gente, é muito bom (risos)”, completou, radiante.

Galvão Bueno

Depois de criticar CR7 e Messi, pela ausência na premiação, Galvão Bueno rendeu elogios à Marta.

“É a maior vencedora da história do futebol. Bem feito para o Cristiano Ronaldo e para o Messi. Ela tem seis títulos e eles cinco. A Marta é uma lição de humildade, a Marta sempre se emociona quando estava lá. Quantas vezes ela foi indicada, não ganhou, mas estava lá?”, falou Galvão no programa “Bem Amigos” desta segunda-feira.

Fontes: Chuteira FC – Globo Esporte – SporTV / Fotos: Reprodução Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *