Fifa The Best: Modric é eleito melhor do mundo; Daniel Alves e Marcelo na seleção da temporada

O croata Luka Modric foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo na temporada 2017-2018. Ele desbancou Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Mohamed Salah, do Liverpool, para ficar com o troféu. O meia do Real Madrid obteve 29,05% dos votos. O português ficou com a segunda colocação, com 19,08%, e o egípcio em terceiro, com 11,23%.

Assim ficou o top-10:

  1. Modric (29,05%)
  2. Cristiano Ronaldo (19,08%)
  3. Salah (11,23%)
  4. Mbappé (10,52%)
  5. Messi (9,81%)
  6. Griezmann (6,69%)
  7. Hazard (5,65%)
  8. De Bruyne (3,54%)
  9. Varane (3,45%)
  10. Kane (0,98%)

Modric também acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições. O último jogador que havia conquistado a taça antes do reinado do português e do argentino havia sido o brasileiro Kaká, em 2007.

 

O prêmio foi entregue pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. No palco, Modric fez questão de agradecer aos torcedores e companheiros de Croácia e Real Madrid e ainda fez um compatriota chorar: o ex-jogador Zvonimir Boban.

“Obrigado aos meus fãs do mundo inteiro pelo apoio. Fico feliz pelo apoio que me deram desde sempre. Gostaria de agradecer aqueles que votaram por mim. Gostaria de mencionar o meu ídolo do futebol, capitão da Croácia na Copa de 1998, em nossa primeira participação, quando ganhamos o terceiro lugar. Aquele time mostrou que poderíamos conquistar coisas grandes e, por sorte… Tivemos a sorte de ser a mesma coisa para as próxima gerações. E mostramos que o sonho pode ser realidade”, disse Modric

O jogador também fez um rápido discurso em espanhol e em croata.

“Gostaria de agradecer ao meu clube, o Real Madrid, aos meus companheiros e aos torcedores pelo carinho que mostram sempre”, concluiu.

Modric ficou com o prêmio após a ótima temporada por Real Madrid e pela Croácia. Com o time espanhol, ele foi fundamental na conquista do tricampeonato da Liga dos Campeões. Pela seleção, foi uma das estrelas da equipe que conquistou o vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia. Na decisão, o time foi derrotado pela França por 4 a 2.

Modric levou a esposa e os filhos ao evento Fifa The Best — Foto: 	ASSOCIATED PRESS
Modric levou a esposa e os filhos ao evento Fifa The Best — Foto: ASSOCIATED PRESS

Dos votos brasileiros, Modric foi escolhido o melhor do mundo pelo técnico Tite. O treinador do Brasil apontou o egípcio Salah para a segunda colocação, e o português Cristiano Ronaldo como terceiro. Já o zagueiro Miranda, que votou por ser o capitão da Seleção, escolheu a seguinte ordem: Cristiano Ronaldo, Mbappé e Messi.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não compareceram ao evento organizado pela Fifa. Os representantes dos jogadores alegaram o cronograma de compromissos apertado para que os dois atletas pudessem estar na cerimônia do Fifa The Best.

Daniel Alves e Marcelo eleitos para a seleção da temporada

Os laterais Daniel Alves, do Paris Saint-Germain, e Marcelo, do Real Madrid, foram eleitos, pelo quarto ano consecutivo, para a seleção da temporada, escolhida pelo FifPro, o sindicato mundial dos jogadores. Os dois são os representantes brasileiros na equipe. Depois de três participações seguidas, Neymar desta vez ficou fora dos 11 escolhidos, dando lugar ao colega de ataque no PSG, o francês Kylian M’Bappé.

Vencedores do troféu FifPro, eleitos para a seleção da temporada — Foto: John Sibley/Reuters
Vencedores do troféu FifPro, eleitos para a seleção da temporada — Foto: John Sibley/Reuters

Coube a Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo (2004 e 2005) apresentar os vencedores da seleção da temporada, ao lado do alemão Michael Ballack. O Real Madrid é o time com mais participantes na seleção mundial, com cinco eleitos, contando Cristiano Ronaldo, que se transferiu para a Juventus na atual temporada.

Acostumados aos holofotes nas últimas dez edições da festa Fifa The Best, Cristiano Ronaldo e Messi não compareceram à edição deste ano e ficaram fora da foto oficial ao lado dos outros nove integrantes da equipe ideal. Messi não está entre os três indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo, porém a ausência de Cristiano Ronaldo, um dos finalistas, indica que o craque português não deve ser o vencedor do principal troféu este ano.

CONFIRA A SELEÇÃO DA FIFPRO:

Goleiro: David de Gea (Manchester United)
Lateral-direito: Daniel Alves (Paris Saint-Germain)
Zagueiro: Raphaël Varane (Real Madrid)
Zagueiro: Sergio Ramos (Real Madrid)
Lateral-esquerdo: Marcelo (Real Madrid)
Volante: N’Golo Kanté (Chelsea)
Meia: Luka Modric (Real Madrid)
Meia: Eden Hazard (Chelsea)
Atacante: Lionel Messi (Barcelona)
Atacante: Kylian M’Bappé (Paris Saint-Germain)
Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus)

Salah supera bicicletas de Bale e Cristiano Ronaldo e leva o Puskás

Mohamed Salah garantiu o primeiro prêmio da noite de Gala da Fifa em Londres nesta segunda-feira. O egípcio do Liverpool superou de maneira surpreendente as bicicletas de Bale e Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid na Liga dos Campeões e levou o Puskás, referente ao gol mais bonito do ano.

O golaço de Salah foi marcado no clássico contra o Everton, em dezembro do ano passado, pelo Campeonato Inglês. Debaixo de neve, ele recebeu no lado direito da área de costas, girou, driblou dois adversários e concluiu no ângulo de Pickford.

É importante lembrar que o Puskás é o único prêmio com total participação popular – a votação foi feita pela internet. No palco também estavam o marfinense Didier Drogba e o cantor inglês Noel Gallagher, torcedor do Manchester City.

Os gols que concorreram ao prêmio:

  • Gareth Bale (Real Madrid)

Real Madrid x Liverpool (26/05/2018) – Final da Liga dos Campeões

  • Denis Cheryshev (Rússia)

Rússia x Croácia (07/07/2018) – Quartas de final da Copa do Mundo

  • Lazaros Christodoulopoulos (AEK)

AEK x Olympiacos (24/09/2017) – Campeonato Grego

  • Giorgian de Arrascaeta (Cruzeiro)

Cruzeiro x América-MG (04/02/2018) – Campeonato Mineiro

  • Riley McGree (Newcastle Jets)

Newcastle Jets x Melbourne City (27/04/2018) – Campeonato Australiano

  • Lionel Messi (Argentina)

Nigéria x Argentina (26/06/2018) – Fase de grupos da Copa do Mundo

  • Benjamin Pavard (França)

França x Argentina (30/06/2018) – Oitavas de final da Copa do Mundo

  • Ricardo Quaresma (Portugal)

Irã x Portugal (25/06/2018) – Fase de grupos da Copa do Mundo

  • Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Juventus x Real Madrid (03/04/2018) – Quartas de final Liga dos Campeões

  • Mohamed Salah (Liverpool)

Liverpool x Everton (10/12/2017) – Campeonato Inglês

Fonte: Globo Esporte / Foto: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *