É Deca – Palmeiras derrota o Vasco e é campeão Brasileiro 2018; América vence e mantém chances de permanência

A penúltima rodada da Série A 2018 teve emoções por todos os cantos do Brasil. Título carimbado, mais um rebaixado, alívios e preocupações tomaram conta dos estádios brasileiros, de norte a sul do país. O Flamengo até tentou, vencendo o Cruzeiro no Mineirão, mas o Palmeiras também venceu e conquistou o décimo título da competição nacional, para delírio dos torcedores alviverdes e de Felipão, que mostrou ao Brasil, após os 7×1 de 2014, que não está ultrapassado no futebol.

Na parte de baixo da tabela, muita emoção, alívio e preocupação tomou conta das equipes. Enquanto o Vitória confirmou o rebaixamento, o América venceu e ainda segue firme na luta pela permanência. A equipe lutará na última rodada diante o Fluminense, que também tem chances de cair. Ceará e Corinthians também garantiram seus lugares na Série A 2019.

Jogadores do Palmeiras antes da partida contra o Vasco (Foto: Flávio Florido)

É Deca

O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018. Líder desde a 27ª rodada e em uma histórica arrancada após a contratação do técnico Luiz Felipe Scolari, o Verdão confirmou o décimo título ao vencer o Vasco por 1 x 0, em São Januário. Enquanto os paulistas comemoram, o Cruz-Maltino lamenta o resultado em casa e ainda corre risco de cair para a Série B. O gol que valeu o título saiu dos pés de Deyverson. Com uma temporada recheada de polêmicas, o centroavante entrou aos 14 minutos do segundo tempo e marcou aos 26, com oportunismo, só escorando um desvio primoroso de Willian. Foi o nono gol dele no Brasileirão. A conquista faz o Palmeiras aumentar a vantagem sobre os rivais na lista de maiores vencedores do Brasileirão. O Verdão chegou aos dez e abriu dois para o Santos e três para o arquirrival Corinthians.

Jogadores do Palmeiras comemoram o título brasileiro (Foto: André Durão)
Deyverson abraça Felipão após o gol (Foto: André Durão)
Felipão e jogadores do Palmeiras comemoram o título (Foto: André Durão)

Confira os maiores campeões

 Equipe Títulos
Palmeiras 10
Santos 8
Corinthians 7
Flamengo 6
São Paulo 6
Cruzeiro 4
Fluminense 4
Vasco 4
Internacional 3
Bahia 2
Botafogo 2
Grêmio 2
Atlético-MG 1
Atlético-PR 1
Coritiba 1
Guarani 1
Sport 1

Mesmo com a vitória por 2×0 sobre o Cruzeiro no Mineirão, o Flamengo não conseguiu adiar a festa do título do Palmeiras, mas pode comemorar. A equipe está classificada diretamente para a Libertadores 2019, e com a vice-liderança do campeonato assegurada. O mesmo aconteceu com o Internacional, que venceu o Fluminense por 2×1 e cravou o terceiro lugar e a vaga direta para a competição internacional. Cumprindo tabela na última rodada, as equipes voltam a campo às 17h de domingo. Enquanto o Flamengo recebe o Atlético-PR que ainda busca vaga na Pré-Libertadores, o Internacional joga com o rebaixado Paraná, no Durval de Britto.

Éverton Ribeiro e Diego comemoram vitória no Mineirão (Foto: Staff Images/Flamengo)

Pré-Libertadores

A derrota para o Santos por 3×2, ameaçou a vaga do Atlético Mineiro na primeira fase da Libertadores. A equipe mineira  viu o Atlético Paranaense passar a frente em poucos minutos, mas contou com a ajuda do Ceará, que empatou a partida com o furacão em 2×2, para permanecer em sexto lugar e depender somente de si na última rodada. O Galo enfrenta o Botafogo, no Independência, enquanto o Furacão vista o Flamengo, que nada mais almeja na competição.

Ricardo Oliveira marcou os dois gols do Galo diante se ex-clube, o Santos – Reprodução Globo Esporte

Sul-Americana

Santos, Botafogo, Bahia e um dos Atléticos (o que ficar de fora da Pré-Libertadores), já estão garantidos na Sul-Americana 2019. Restando apenas duas vagas, Ceará e Corinthians dependem somente de si para cravarem um lugar na competição. Em 12º com 44 pontos, o timão enfrenta o Grêmio no último duelo, enquanto o Vozão recebe 0 pressionado Vasco no Castelão.

Lisca “Doido” é ovacionado a cada partida a frente do Vozão (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Rebaixados

Saiu o segundo rebaixado na competição. Após empate por 0x0 com o Grêmio, o Vitória cravou seu rebaixamento para a Série B 2019. Mesmo antes de o rebaixamento ter sido confirmado, alguns jogadores do Vitória deixaram o campo desolados. Foi o caso de Lucas Fernandes, amparado pelo gremista Maicon. A equipe baiana chegou aos 37 pontos, com apenas nove vitórias, 10 empates e 18 derrotas na competição. Na última rodada participará da festa do título palmeirense, mesmo de luto, na Arena Palmeiras, em São Paulo. O Paraná, que já estava rebaixado, faz companhia para o Vitória na segunda divisão.

Foto: itirucuonline.com

Fuga da degola

Restam duas vagas para a Série B, e está sendo disputada por cinco equipes, duas delas cariocas. Vasco e Fluminense têm grandes chances de serem rebaixados novamente na competição nacional. O Flu vêm de péssimos resultados, sem vencer e se quer balançar as redes nos últimos sete jogos, a equipe de Marcelo Oliveira ainda enfrenta o Atlético Paranaense no jogo de volta da semifinal da Sul-Americana na quarta-feira, o que pode tornar o desgaste físico e mental preocupantes para a última rodada, onde a equipe tem um confronto direto contra o América Mineiro, no Rio. O Coelho venceu o Bahia por 1×0 e agora, dependendo do resultado de Sport x São Paulo que se enfrentam na noite desta segunda-feira, podem depender somente de si para permanecer na Série A. O Vasco enfrenta o Ceará, que não pode mais ser rebaixado, mas busca a vaga na Sul Americana, então, não será um jogo fácil. A Chapecoense receberá o São Paulo na Arena Condá e o Sport fecha a decisão diante o Santos, na Ilha do Retiro.

América-MG comemora triunfo sobre o Bahia (Foto: Mourão Panda)

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Reprodução/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *