Clubes votam, e Módulo II do Mineiro terá novo formato em 2018

Assim como a elite do Mineiro, o Módulo II também terá mudança no formato de disputa para 2018. Em conselho técnico realizado nesta segunda-feira, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), ficou definido – mesmo que em votação dividida – que o campeonato volta a ter semifinal e final, após primeira fase em turno único e em pontos corridos. Sobre o limite de idade, o Módulo II segue como nos dois anos anteriores. Os clubes poderão inscrever atletas até 24 anos e manter o máximo de sete veteranos no elenco. A competição começa no dia 12 de fevereiro e termina no dia 5 de maio.

Serão 12 equipes na disputa por duas vagas na elite do Estadual: América TO, Betinense, Clube Atlético Portal, Democrata SL, Guarani-MG, Ipatinga, Mamoré, Nacional de Muriaé, Social, Tricordiano, Tupynambás e Uberaba Sport. Destes, América TO, Democrata SL, Ipatinga, Mamoré, Tricordiano e Uberaba, foram contrários ao novo formato, mas os votos ponderados foram determinantes para a mudança.

Em turno único e jogando entre si, os times disputam a primeira fase da competição. As quatro melhores equipes se classificam para as semifinais. Quem passar da semifinal, faz a final e garante o acesso. As fases finais serão disputadas em jogos ida e volta e não será levado em conta a classificação da equipe na 1ª fase como critério de desempate. Tais critérios serão os pontos somados nos jogos (vitória ou empate), saldos de gols e pênaltis.

Assim como nos últimos dois anos, o Módulo II será disputado na categoria sub-24 – atletas nascidos até 1994 – podendo cada equipe inscrever, no máximo, sete atletas com idade superior a 24 anos. O atleta que atuar por uma equipe no campeonato não poderá atuar por outra durante a competição.

Fonte: Globo Esporte Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *