Carioca de 16 anos tenta medalha em primeira Olimpíada

Desde criança, Flávia Saraiva gostava de brincar de cabeça para baixo. A estranha mania chamou a atenção de uma prima, que recomendou à pequena garota – à época com 8 anos e pouco mais de um metro de altura –, que procurasse as aulas de uma ONG da treinadora Georgette Vidor, em Campo Grande. A brincadeira virou coisa séria e, hoje, a pequena notável é o destaque da ginástica artística brasileira, que tenta medalha inédita por equipes a partir das 16h, na Arena Rio, no Parque Olímpico da Barra.

O início de carreira de Flavinha não foi fácil. Moradores do Bairro de Paciência, no Rio, o pai vendia cesta-básica, enquanto a mãe se abdicou de trabalhar para o sonho da filha. Era quase uma hora de ônibus ou de van para ir aos treinos, na Barra da Tijuca. Não demorou para colher os frutos: em 2013, aos 13 anos, Flavinha foi campeã sul-americana; no ano seguinte conquistou o ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude e, no ano passado, voltou do Pan de Toronto com prata e bronze na bagagem.

TRÊS FINAIS Os resultados, aliados ao carisma, fazem dela o principal nome da nova geração da ginástica brasileira. Ela é a caçula do time, que tem Daniele Hypolito (31), Jade Barbosa (25), Rebeca Andrade e Lorrane Santos (ambas de 19). Mas o posto não a preocupa. “Não quero ficar ligada, preocupada, quero me divertir. Porque se não for dessa vez, tudo bem, é a minha primeira Olimpíada”, afirmou, depois das provas de domingo.

Além de conquistar a vaga na final por equipes, ela e Rebeca Andrade se classificaram no individual geral. Rebeca foi a terceira e Flavinha a 13ª, em uma prova que a norte-americana Simone Biles tem todo o favoritismo. A final será na quinta-feira, a partir das 16h.

A atleta do Flamengo também disputará a final da trave. Ela conquistou a terceira colocação, ficando atrás novamente de Biles e Lauren Hernandez, também dos Estados Unidos. “Esperava chegar às finais, mas não como obrigação. Por mérito meu.” A final será segunda-feira, às 15h46.

QUEM É ELA

Flávia Lopes Saraiva

Nascimento/Local: 30/9/1999, no Rio de Janeiro
Altura: 1,33m
Peso: 34kg
Principais títulos: ouro (solo e trave) no Sul-Americano de Lima’2013; ouro (solo) e prata (individual geral e trave) nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim’2014; bronze (individual geral e equipe) no Pan de Toronto’2015.

Carioa
Aos 16 anos, Flávia Saraiva é o principal nome da nova geração da ginástica brasileira

Fonte: Superesportes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *