Campeonatos Estaduais se iniciam neste final de semana

Após longas férias e uma pré-temporada encurtada, os clubes se preparam para o início da temporada 2019. Algumas equipes ainda estão em planejamento e montagem dos elencos, enquanto outras já anunciaram nomes expressivos que poderão ajudar a conquistar títulos, ou pelo menos brigar por eles.

Neste próximo final de semana se iniciam os Campeonatos Estaduais pelo Brasil. De Norte a Sul do país, a bola rola para diversas equipes, algumas delas confirmaram que irão utilizar os reservas durante os estaduais, visando a disputa de “competições mais importantes”.

O CSul traz os destaques dos três principais campeonatos estaduais do país. Confira:

Mineiro

Doze equipes estarão na busca pelo título do Campeonato Mineiro a partir de sábado (19), onde Guarani e Cruzeiro abrem a disputa, às 16h30, no Farião, em Divinópolis.

O Boa Esporte estreia no domingo (20), diante do Atlético Mineiro no Independência, às 17h, enquanto a Caldense, no mesmo dia só que às 11h, enfrenta o América, no Ronaldão em Poços de Caldas.

Disputa

Os 12 times, América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Patrocinense, Tombense, Tupi, Tupynambás, URT e Villa Nova, se enfrentarão em turno único, com os oito primeiros se classificando para as quartas de final e os dois últimos sendo rebaixados ao Módulo II.

Nas quartas, os duelos serão em apenas um jogo, com mando de campo para aquele time que foi melhor na primeira fase. Empate leva a decisão para os pênaltis. As semifinais e as finais terão confrontos de ida e volta.

Além de decidir a ordem dos mandos de campo, os times de melhor campanha na fase de classificação ainda têm a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols para avançar ou, na decisão, ficar com o título.

Carioca

O Carioca conheceu os dois últimos times que irão compor os dois grupos da disputa. Americano e Resende terminaram a primeira fase nas primeiras posições e entraram na segunda fase, se juntando as demais equipes da elite estadual.

A estreia ficou por conta de Madureira e Vasco que se enfrentam no sábado (19), às 17h, ainda sem local definido. O Fluminense, também no sábado, enfrenta o Volta Redonda, às 19h no Maracanã. No mesmo estádio, no domingo às 17h, o Flamengo recebe o Bangu. Mais tarde, às 19h, o Botafogo visita a Cabofriense.

Se uma equipe vencer a Taça Guanabara e também a Taça Rio, não precisará disputar semifinal para chegar à final estadual. Neste caso, haverá apenas um jogo antes da final entre o segundo e o terceiro colocados na classificação geral para decidir o adversário na decisão estadual.

Paulista

Divididos em quatro grupos, dezesseis equipes lutam pelo título do maior campeonato estadual do país. A abertura será entre Ponte Preta e Oeste, no sábado (19), às 16h30, em Campinas. Santos e São Paulo entram em campo também no sábado: às 17h, o peixe enfrenta a Ferroviária na Vila Belmiro, enquanto às 19:30h, o tricolor enfrenta o Mirassol no Pacaembu.

No domingo (20), Corinthians e São Caetano se enfrentam às 17h na Arena Corinthians, enquanto o Palmeiras entra em campo às 19h, onde enfrenta o RB Brasil, no Moisés Lucarelli.

A primeira fase do Paulistão tem duração de dois meses, de 20 de janeiro até 20 de março. Pelo regulamento, os times enfrentam adversários de outros grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. O mata-mata acontece de 24 de março até 21 de abril, com ida e volta.

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Renan Muniz/Caldense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *