Balanço trimestral – Cruzeiro lidera, Grêmio tem melhor defesa, e São Paulo o pior desempenho

O primeiro trimestre do futebol brasileiro acabou e apenas um time passou ileso pelos três meses inaugurais de 2019: o Cruzeiro. Único invicto na temporada, a Raposa venceu 11 jogos e empatou quatro vezes – 82% de aproveitamento. É o melhor desempenho entre os 20 times da Série A.

A boa fase é reflexo tanto da defesa quanto do ataque. São apenas sete gols sofridos em 15 partidas – terceira defesa menos vazada no ano. Lá na frente, Fred, Rodriguinho & cia têm resolvido: são 33 bolas na rede. O centroavante é o artilheiro do time, com 10 gols.

A equipe de Mano Menezes não sabe o que é perder desde novembro do ano passado — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
A equipe de Mano Menezes não sabe o que é perder desde novembro do ano passado — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

segundo melhor rendimento vem direto do Centro-Oeste. De volta a Série A em 2019, o Goiás começou a temporada com tudo e é a equipe com mais vitórias até aqui: 13. Com outros dois empates e duas derrotas, o Verdão tem 80% de aproveitamento no ano. Michael e Renatinho são os destaques individuais, com seis gols e três assistências cada um.

Confira o balanço do primeiro trimestre do futebol brasileiro, com o recorte dos jogos oficiais entre 15 de janeiro e 31 de março:

 — Foto: Infoesporte
— Foto: Infoesporte

O São Paulo acumula os números mais preocupantes até aqui neste ano. Entre os 20 times da Série A é quem mais perdeu, quem tem o pior aproveitamento e quem marcou menos gols. Em 17 partidas, foram seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. O aproveitamento é de apenas 45%. Além disso, o Tricolor tem tido dificuldade para balançar a rede. São apenas 16 gols em 17 jogos. É o único que ainda não chegou na casa das duas dezenas de gols em 2019.

Cuca e Vagner Mancini têm a missão de recuperar o São Paulo para a sequência da temporada — Foto: Marcelo Hazan
Cuca e Vagner Mancini têm a missão de recuperar o São Paulo para a sequência da temporada — Foto: Marcelo Hazan

Outro clube que vive momento conturbado é o Bahia, que demitiu Enderson Moreira no último domingo. Único time da Série A com duas eliminações até o momento, o técnico não resistiu à última queda: a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste. Em campo, são 10 vitórias, oito empates e cinco derrotas – 55% de aproveitamento (2º pior do ano).

Apesar das derrotas e das eliminações, a equipe baiana está de bem com a rede. É o time com mais gols marcados em 2019: 42. Artilheiro do futebol brasileiro no ano, Gilberto é o grande destaque: 13 bolas na rede.

Gilberto é o artilheiro do Bahia na temporada, com 13 gols — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia
Gilberto é o artilheiro do Bahia na temporada, com 13 gols — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia

Os destaques principais de 2019 são os seguintes:

  • Melhor aproveitamento: Cruzeiro – 82%
  • Mais vitórias: Goiás – 13
  • Mais derrotas: São Paulo – seis
  • Pior aproveitamento: São Paulo – 45%
  • Melhor ataque: Bahia – 42 gols
  • Pior ataque: São Paulo – 16 gols
  • Melhor defesa: Grêmio – 3 gols sofridos
  • Pior defesa: Chapecoense – 19 gols sofridos
  • Melhor saldo de gols: Grêmio – 33

Quando o assunto é evitar o gol, o Grêmio é quem tem a maior notoriedade. São apenas três gols sofridos neste ano, sendo dois na Libertadores e um no estadual. Outro time que está bem no quesito é o Palmeiras: são apenas seis gols sofridos em 17 jogos. O desempenho defensivo palmeirense, inclusive, foi o destaque das primeiras 10 partidas em um ano. Foi o melhor início dos últimos 30 anos.

Na outra ponta, a Chapecoense é o time com a defesa mais vazada do primeiro trimestre: 19 gols sofridos. Em seguida, a dupla paulista Corinthians e Santos têm sofrido bastante com gols adversários. O Timão já levou 18 gols e o Peixe sofreu 17.

Desempenho nas competições

Até o momento, nenhum time sagrou-se campeão de torneio oficial na temporada. Algumas equipes até levantaram o caneco, mas apenas o de turno estadual. Vasco e Flamengo, por exemplo, foram campeões de primeiro e segundo turno do Carioca, respectivamente. Porém, estão na semifinal do estadual para, então, haver a definição do campeão carioca de 2019.

Outros clubes já deram adeus às competições neste ano. É o caso do São Paulo, eliminado na segunda fase da Libertadores para o Talleres. Outros que caíram precocemente de competição internacional foram Bahia, Chapecoense e Santos. O Tricolor baiano foi eliminado pelo Liverpool-URU, a Chape para o Unión La Calera e o Peixe para o River Plate-URU.

Veja abaixo a situação de cada clube nas competições disputadas no trimestre:

Status dos times da Série A em cada competição de 2019 — Foto: Infoesporte
Status dos times da Série A em cada competição de 2019 — Foto: Infoesporte

Fonte: Globo Esporte / Foto: Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *