Arbitral na FMF mantém fórmula para o Campeonato Mineiro 2016

Primeira fase com 11 jogos, semifinal em jogos de ida e volta e a grande decisão também. A fórmula do Campeonato Mineiro, que vem dando certo nos últimos anos, será mantida para a edição 2016 do Estadual. Será a sexta vez seguida que a fórmula adotada será repetida na principal competição de Minas Gerais. Ao término da primeira fase, os quatro seguem na disputa, com os dois primeiros colocados podendo escolher em qual partida do mata-mata mandará a partida, e os dois últimos são rebaixados para o Módulo II, como é conhecida a Segunda Divisão da competição. O campeonato vai começar em 31 de janeiro e vai até o dia 08 de maio, data da finalíssima.

Arbitral do Campeonato Mineiro 2016 (Foto: Guilherme Frossard)Arbitral do Campeonato Mineiro 2016 foi realizado com dirigentes de todos os clubes. (Foto: Guilherme Frossard)

Dentro do prazo estabelecido, a Federação Mineira apresentou aos clubes 19 datas disponíveis para os jogos, mas apenas 15 serão utilizadas para as equipes para a competição. A tabela completa deverá ser divulgada em breve pela FMF.

– Manteve-se a mesma forma apresentada ano passado. Nosso Campeonato Mineiro é um campeonato de sucesso, o formato inclusive tende a ser copiado pela CBF para todas as federações estaduais. Utilizamos apenas 15 datas das 19 que são colocadas no calendário nacional – esclareceu Castellar Neto, presidente da FMF.

Tricordiano vence o Araxá em casa e consegue acesso inédito para o Módulo 1 do Mineiro (Foto: Reprodução EPTV)

Na reunião também ficou acordado que a capacidade mínima dos estádios para a semifinal e a final será de 10.000 pessoas. Na última edição, a Caldense teve que jogar a finalíssima em Varginha, ao invés de Poços de Caldas, sua casa, por este motivo. Caso duas equipes se enfrentem no mata-mata e os estádios não possuam capacidade mínima, os times podem jogador nos seus domínios. Segundo a Federação Mineira, o valor mínimo do ingresso para jogos da elite será R$ 10, a inteira.

De volta à elite do Campeonato Mineiro, o presidente do Tricordiano, Gustavo Vinagre, comemora a presença entre os 12 principais clubes do estado.

– A cidade está em festa, todo mundo satisfeito pela volta depois de 23 anos. A expectativa agora é pelo começo do campeonato.

(*) Guilherme Frossard, sob a supervisão de Rafael Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *