17ª Festival de Atletismo Escolar da UFLA recebeu estudantes do ensino fundamental

Desde sua inauguração, a pista de atletismo do Complexo Esportivo de Alto Rendimento da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é celeiro de novos atletas promissores e espaço de incentivo à prática de esportes.  No último sábado (7), a 17 º edição do Festival de Atletismo Escolar recebeu 300 estudantes, do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental, de dez escolas públicas
de Lavras e região.

O evento é organizado pelos estudantes do Departamento de Educação Física (DEF), em parceria com o projeto de extensão  Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – Cria Lavras -, e tem o objetivo de incentivar a interação entre os atletas e despertar interesse das crianças sobre o atletismo.

As categorias disputadas foram 60 metros com barreiras, salto e altura, arremesso de peso, salto à distância e 600 metros. Os três atletas que obtiveram a maior nota na soma das cinco modalidades receberam medalhas nas categorias feminino e masculino; e por idade (de 10 a 12 anos e de 13 a 14
anos). Todos os demais atletas receberam medalha pela participação.

De acordo com o professor do DEF e coordenador do Cria Lavras, Fernando Roberto de Oliveira, o mérito do festival é trazer crianças para dentro da UFLA. “Elas precisam sentir que a universidade é onde querem e podem estar”, disse. Ele explica que projeto faz parte da disciplina “Esportes Individuais II (atletismo)” do curso de Educação Física. “A preparação para o festival vai muito além das provas físicas. Os alunos precisam formar suas equipes na escola, buscar patrocinadores, organizam e arbitram as provas”, informa.

O estudante do 4º período de Licenciatura em Educação Física da UFLA Pablo Diego Castro é um dos graduandos que prepara as crianças. “Desde março, nós começamos  a ensinar atletismo a partir de atividades lúdicas nas escolas onde estagiamos. No dia a dia, trazemos o esporte para o cotidiano da criança como forma dela entender melhor o atletismo,  como na hora de brincar de pique-pega”, comenta.

Atletas

Novos nomes do atletismo de alto desempenho também arbitraram as provas durante o festival. Foi nas raias da pista de terra batida da UFLA que se desenvolveu uma das jovens promessas do atletismo brasileiro: a estudante de Educação Física Jenifer Nicole Vieira, de 21 anos, campeã brasileira de heptatlo (competição de atletismo composta por sete provas combinadas) Sulamericana sub-23; vice-campeã brasileira adulto e líder do ranking brasileiro do sub-23 na mesma modalidade.

A atleta começou a treinar na pista da UFLA há nove anos, quando foi descoberta pelo professor Fernando Roberto de Oliveira enquanto brincava de correr numa rua de Lavras, junto às cinco irmãs. Uma delas, Kathelin Naiara, de 18 anos, também é campeã sulamericana no esporte. “Quando criança eu não tive chance de ser introduzida no atletismo, embora apostaram em mim. A meninada que participa hoje do evento já pode começar no esporte em uma pista de alta qualidade”, conta.

Outro jovem talento que participou do evento foi Elton Júnior, que aos 16 anos já desponta no salto em altura. Recentemente, o atleta ocupou o 5º lugar na categoria durante o mundial de atletismo Gymnasiade realizado em maio no Marrocos. Ele ainda acumula medalhas no Sul-americano juvenil (sub-18) e Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo. “Eu comecei a praticar atletismo na rua. As crianças que estão aqui têm mais oportunidades e espero que sigam firme no esporte”, comenta.

Fonte: Lavras 24H / Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *