Trupe Ventania apresenta ‘Paixão de Cristo’

Os atores da Trupe Ventania, de Passos, encenam o espetáculo “Auto da Paixão” até o sábado (26) em três cidades do Sul de Minas. A peça utiliza elementos regionais para contar a história da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O ator que interpreta Jesus Cristo, Hermes Rosa, conta que tem vivido seus dias de forma diferente e não mudou somente a barba e o cabelo. “Comecei a abdicar de algumas coisas que me fazem muita falta, por exemplo, o café, tudo que seja gelado, não estou tomando nada gelado, a carne já deixei de lado e também o álcool”, conta.

Para ele, essa é uma forma de se aproximar do personagem que ele interpreta em mais uma remontagem do “Auto da Paixão”, da Trupe Ventania. Para Nelma Silva, atriz que faz a Maria Madalena, o espetáculo é uma forma de passar a mensagem de Cristo para os fiéis.

“É um aprendizado muito grande. A gente que é católico sente uma emoção muito forte de poder transmitir aquilo que o Pai deixou pra gente, eu fico muito feliz”, conta.

Atores participam de ensaio geral para peça Auto da Paixão em Passos, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Atores participam de ensaio geral para peça Auto da Paixão em Passos (Foto: Reprodução EPTV)

Inspirado nos autos medievais, cerca de 30 artistas participam do espetáculo, e para contar a história milenar, a peça este ano tem elementos regionais.

“A gente trabalha com os elementos mineiros, as nossas tradições. Tem a Encomenda das Almas, o hinário das igrejas, a Procissão do Senhor Morto, as 15 estações e todo o envolvimento dos cortejos fúnebres, então tudo isso faz com que o público se reconheça no espetáculo”, explica o diretor do espetáculo, Maurílio Romão.

Na trilha, há apresentações de flauta transversal, saxofone, acordeom, duas caixas, um prato, violão, clarinete e trompete. O figurino é todo artesanal, feito nos teares de Carmo do Rio Claro.

Serviço
A Trupe Ventania apresenta o espetáculo “Auto da Paixão” em três cidades do Sul de Minas: Alpinópolis, Passos e Poços de Caldas. As apresentações são gratuitas. Veja abaixo os locais e horários:

Alpinópolis: neste domingo (20), às 20h30, na Praça da Matriz.
Passos: quinta-feira (24) e sexta-feira (25), às 21h, na Praça do Rosário (em frente à prefeitura).
Poços de Caldas: sábado (26), às 20h30, na Praça Pedro Sanches.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *