Termina nesse final de semana o horário brasileiro de verão: Atrase o relógio em uma hora

Termina na primeira hora (Meia Noite) do próximo domingo (18), o horário brasileiro de verão, que está em vigor desde outubro de 2017, e a população das regiões que recebem o horário especial (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) deve atrasar o relógio em 1 hora.

 

Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica 1 hora “atrasado” em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.

Economia 
Em função do maior aproveitamento do período de luz solar, o horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país. A primeira vez que entrou em uso foi em 1931. A partir de 2008, foi instituído anualmente (entre o terceiro domingo de outubro de o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano)

Um estudo do Ministério de Minas e Energia, feito neste ano, indicou que a medida vem perdendo efetividade, assim, o Governo estudou o fim deste horário. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, fazendo com que o Governo desistisse do cancelamento.

Foto: Igor Andrade/Blog do Madeira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *