Seminário de Patrimônio Cultural faz homenagem a Gilberto Reis Jordão

O arquiteto Gilberto Reis Jordão será homenageado nesta quarta-feira (16/09) durante o II Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha. Jordão era Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha e faleceu no último dia 09/09, aos 78 anos de idade. São da autoria dele mais de 1.600 projetos, dentre eles, obras marcantes para Varginha como Terminal Rodoviário, Igreja Matriz, Hotel Jaraguá, Faceca, Faculdade de Direito de Varginha, entre outras.

O II Seminário de Patrimônio Cultural será transmitido ao vivo das 13h às 17h por meio do FacebookYouTube e site Varginha Cultural.

Com o tema “Educação, Cultura e Patrimônio”, a iniciativa é voltada para conselheiros de patrimônio e cultura, gestores municipais, educadores, acadêmicos de engenharia, arquitetura e áreas afins e profissionais destas áreas de conhecimento não apenas de Varginha, mas de todo o país, já que o seminário terá transmissão pela internet.

Confira a programação:

  • 13h – Abertura
  • 13h15 – Palestra: “Restauração de obras de arte no Brasil: desafios profissionais e estudos de caso” – Valéria Neno: Artista Plástica, Restauradora e Conservadora de Bens Móveis
  • 14h – Documentário: “Patrimônio Cultural de Varginha”
  • 14h15 – Palestra: “A preservação do patrimônio para a manutenção da identidade e memória cultural” – Anita Di Marco: Tradutora, Arquiteta e Urbanista.
  • 15h – Palestra: “Educação patrimonial e o ensino de História: questões correlatas” – Gustavo Uchôas Guimarães: Historiador
  • 15h45 – Lançamento do livro “Varginha-MG na República Oligárquica: atas da Câmara Municipal 1915-1916”, do historiador José Roberto Sales
  • 16h15 – Palestra: “A importância da transcrição de documentos para a preservação da história” – José Roberto Sales: Historiador e Escritor.
  • 17h – Encerramento

Fonte e foto: Ascom Fundação Cultural de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *