Receita: A CAIPIRINHA PERFEITA

A caipirinha é um dos drinks mais consumidos do planeta terra, e até possui uma lei no Brasil garantindo sua proteção e preparação correta (decreto nº 6.871/2009). No livro, Os segredos da cachaça, que acaba de ser lançado pela editora Alaúde, os autores João Almeida e Leandro Dias ensinam o passo a passo para se obter a caipirinha perfeita (e dentro da lei).

A caipirinha pode ser feita com vários tipos de limões, é importante estar atento aos detalhes e descartar as partes que prejudicam o sabor da caipirinha.

  1. Retire as extremidades do limão e corte a fruta em cubos, descartando o miolo branco.
  2. Depois de colocar o limão no copo, adicione duas colheres de açúcar (para a caipirinha tradicional, use o açúcar branco).
  3. Com o auxílio de um macerador, pressione levemente o limão com o açúcar para extrair o sumo, sem agredir a fruta, lembrando que esse cuidado tem a finalidade de evitar que o óleo da casca do limão deixe o drink amargo.
  4. Evite o uso de coqueteleira no preparo, pois movimentos bruscos podem “agredir” o limão, fazendo soltar propriedades que amargam a caipirinha.
  5. O gelo não tem segredo, basta ser feito de uma boa água mineral e adicioná-lo até completar o copo.
  6. Adicione 60ml de uma cachaça produzida em alambiques de cobre.
  7. Deixe no copo uma colher ou um canudo para que, ao apreciar, você possa dar uma mexidinha e interagir com o drinque.

“A caipirinha é um estado de espírito, tato de quem prepara quanto de quem bebe. Reúna seus amigos e divirta-se. Um brinde! “, celebra Leandro Dias, autor de Os segredos da cachaça (Editora Alaúde).

Fonte: Giovanna Luna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *