Pilates melhora problemas digestivos, respiratórios e sexuais

A saúde e o bem-estar do seu corpo dependem de mais fatores do que você imagina e o comprometimento de certas capacidades físicas pode ter uma origem surpreendente. Você sabia, por exemplo, que o mau posicionamento dos pés pode afetar também o funcionamento dos seus intestinos, sua capacidade respiratória e até sua organização postural, alinhamento e simetria corporal? Você imaginaria, ainda, que a capacidade de manter uma ereção pode ser afetada por uma pisada inadequada?

O alinhamento do corpo começa pelos pés, que sustentam a postura ereta de todo o esqueleto. Ao andar, depende-se do apoio correto do peso: primeiro sobre o calcanhar e depois transferido para a ponta do pé, que agirá para impulsionar o corpo à frente. A força do solo, em reação à aplicada pelo pé, transmite-se ao tornozelo, joelho, quadril e à coluna vertebral. Assim, cada uma dessas articulações é “prensada” por duas forças opostas: a gravidade, que empurra o corpo para baixo, e a ação da musculatura da perna e do pé, que empelem o corpo para cima, exigindo que joelho, quadril e coluna vertebral estejam corretamente posicionados para suportar a tensão.

“Os pés ocupam um papel fundamental para centralizar as linhas de passagem dessas forças físicas. Eles cumprem a mesma função que os alicerces em uma casa, determinando o bom funcionamento das demais articulações do corpo em oposição à gravidade”, explica Inelia Garcia, Diretora Técnica da rede The Pilates Studio® Brasil (www.pilates.com.br), que conta com 44 unidades no Brasil, 6 em Portugal e 2 no Chile e que é a detentora da Contrologia, a autêntica metodologia de condicionamento físico e mental criada há mais de 100 anos.

Nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates por Romana Kryzanowska em 2003, Inelia é graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e alerta: “o desalinhamento das articulações pode provocar o pinçamento de determinados nervos que controlam diversas funções corporais, como digestão, respiração, excreção e reprodução”.

Isso explica como o mau posicionamento dos pés pode estar na base de problemas como prisão de ventre, incapacidade de manter uma ereção, perda de força e de precisão nos movimentos controlados por um nervo motor e a chamada “ciática” – decorrente da pressão sobre o nervo ciático, ligado aos membros inferiores e à região lombar -, entre outras dificuldades que podem estar relacionadas ao pinçamento de nervos entre as articulações.

“A atenção que Joseph Pilates, criador da Contrologia (Pilates), dava aos pés é totalmente justificada pelos conhecimentos atuais das neurociências. A estrutura do sistema nervoso explica a relação entre a postura, o funcionamento dos órgãos internos, a capacidade de movimento, a sensibilidade e os estados psicológicos”, esclarece Inelia.

Devido à importância deles, o trabalho do Autêntico Método Pilates, que é um Método de Condicionamento Físico e Mental completo que melhora o estado geral de saúde, desenvolve o corpo uniformemente, corrige postura, revigora a mente e restaura a vitalidade física, se inicia justamente pelos pés. Após avaliar o tipo de pé (plano, cavo ou normal), a forma da pisada (pronada, supinada ou neutra) e possíveis alterações anatômicas (joanetes, dedos em garra, pé rígido e circulação deficiente), os professores começam a fazer com seus alunos os exercícios chamados de Pré-Pilates para corrigir alterações e anomalias, aliviar as dores, melhorar os apoios da pisada e a postura.

“A adoção de boas práticas de exercícios pode aliviar ou até mesmo impedir variados problemas de saúde. Outras conquistas são a melhora da postura e o fortalecimento de alguns grupos musculares que certamente nos auxiliarão a desenvolver autoconfiança e autoestima, que são centrais para nosso bem-estar. Por isso, minha dica é: cuide bem dos seus pés, esse é o começo dos cuidados com cada parte do seu corpo!”, conclui a especialista.

Sobre o Autêntico Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, e, com uma saúde debilitada, dedicou sua vida a superar suas dificuldades. Inspirado em conhecimentos de civilizações da Antiguidade Oriental e Ocidental, estudou anatomia e fisiologia, desenvolveu exercícios, técnicas e aparelhos e criou o método que leva seu nome. Em meados do século XX conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que sofria com uma lesão no tornozelo, conseguiu recuperar-se por meio do Pilates e recebeu a incumbência de cuidar de todo o sistema e registros do seu legado antes de Joseph falecer, em 1967. Anos depois, a Grand-Master Teacher Romana formou Inelia Garcia e a nomeou Teacher of the Teacher para continuar sua missão no Brasil e na América Latina, capacitando profissionais para trabalhar com a metodologia.

O Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental (ou Contrologia) muda o corpo e a vida dos praticantes por meio de um sistema complexo de movimentos seguros e eficazes que ajuda as pessoas a cuidar do próprio corpo e conquistar uma vida saudável e feliz. Por meio da prática que trabalha de forma global e integrada o corpo físico, mental e emocional, alunos a partir dos 10 anos de idade conseguem melhorar postura, concentração, capacidade vascular e cardiorrespiratória, força, flexibilidade, resistência e controle motor, reduzir tensão muscular, estresse, fadiga e dores crônicas, eliminar as consequências do sedentarismo, reabilitar lesões e desacelerar processos degenerativos e de envelhecimento. Mais informações no site www.pilates.com.br.

Fonte: FACES Comunicação / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *