Pé de moleque gigante de Piranguinho chega a 22 metros em noite de festa

O desafio foi lançado e a missão cumprida. Na noite deste sábado (10), moradores de Piranguinho (MG) viram surgir um novo recorde: o “maior pé de moleque do mundo”, como diz o nome da festa organizada na cidade há 12 anos, agora tem 22 metros e 22 centímetros de comprimento. Em 2016, o doce à base de amendoim e rapadura alcançou 1 metro a menos.

Piranguinho tem cerca de 8 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é famosa no país pelas barracas coloridas que margeiam a BR-459. Cada barraca representa cada família com sua receita particular de pé de moleque. Essa particularidade fez que com a cidade ficasse conhecida como a capital do doce considerado patrimônio imaterial da cultura mineira.

Tradição de Piranguinho é tema de festa anual que termina neste domingo (11) (Foto: Daniela Ayres/ G1)

De acordo com os organizadores da festa do “maior pé de moleque do mundo”, 20 produtores participaram da preparação do doce. Após a medição e constatação do novo recorde, o gigante de amendoim foi cortado e distribuído entre o público, estimado em 10 mil pessoas apenas neste sábado.

A festa em Piranguinho segue neste domingo (11) com shows e apresentações culturais, como a Orquestra Mineira Extremamente Caipira e o músico Fredson Augusto.

Mas como é feito o famoso doce?

Na terra do pé de moleque, quem tem um bom segredo é rei. O velho conselho das avós é seguido à risca. Cada família tem a sua receita. Mas sempre existem aqueles passos básicos que ninguém se incomoda em ensinar. A receita a seguir é a referência do doce feito pela família de Sônia Torino.

Torre 1,5 kg de amendoim em uma forma, espere esfriar e retire toda a casca. Derreta 4 kg de rapadura em uma xícara e meia de água.Deixe o melado ferver um pouco, desligue o fogo e misture o amendoim. Mexa bem até dar consistência e o doce ficar com uma textura homogênea. Coloque em uma assadeira e aguarde alguns minutos para cortar.

Na 2017 da ‘Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo’ em Piranguinho, MG , doce chega a 22 metros de comprimento (Foto: Luciano Lopes)

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *