Looks masculinos para as festas juninas: veja como ficar bem e na moda

Veja dicas de como usar o xadrez, na camisa ou na calça, para estar pronto para qualquer festa junina – seja com um look mais casual ou mais alinhado

As festas juninas estão entre as comemorações e tradições mais queridas dos brasileiros. No Nordeste a tradição é amplamente celebrada, sendo uma das festas mais aguardadas do ano nessa região. Mas em todo o país acontecem comemorações locais e cada região possui os seus costumes – principalmente na culinária. Porém, na moda, a festa junina segue basicamente o mesmo estilo em todas as regiões, no geral, sendo adaptada somente para áreas mais quentes ou mais frias do país.

E para poder comemorar a época, seja em quermesse, festa particular ou até na festa da empresa, uma dúvida muito comum é: como se vestir sem ‘errar a mão’? Para ajudar a compor o look, o Coloral, fundador do MachoModa e consultor de moda masculina, apresenta algumas dicas que irão servir de inspiração na hora de montar o look para as festas juninas.

A tradicional camisa xadrez

A estampa mais tradicional das festas juninas é o xadrez, que é encontrado tanto no vestuário, quanto na decoração de muitas festas. Porém, a camisa xadrez é a peça-chave para esse look. Mas, qual usar? E como combinar?

Para começar, camisa xadrez, calça jeans e um tênis básico (branco ou preto) vai bem em, praticamente, qualquer festa junina. Outra combinação que geralmente cai muito bem é a camisa xadrez com calça jeans e chelsea boot, para um look um pouco mais fechado ou em ocasiões mais frias.

Se escolher tons mais básicos da camisa, como branco e preto ou tons terrosos, não tem erro. Além disso, essa combinação ainda permite usar um visual mais all black, comcalça e bota preta. Nesse look, a camisa xadrez será o grande destaque da produção e o visual ficará muito bem alinhado.

Os tons terrosos são as combinações que ficam melhores para essas ocasiões, mas para quem quer algo com cores mais vivas, uma opção que está muito em alta neste ano é o xadrez em amarelo e preto (foto), que vem ganhando destaque nos looks desde o início do outono.

Já para regiões mais frias, como Sul e Sudeste, apostar na camisa xadrez flanelada é o grande destaque. Cores como vermelho ou verde, sempre com tonalidades um pouco mais sóbrias e não tão vibrantes, caem muito bem em camisas de flanela e podem ser usadas também por cima de um moletom com capuz – uma maneira de garantir um visual aquecido e com estilo mais casual. Para um look um pouco mais alinhado, jaquetas de camurça (de preferência, com tons terrosos) por cima da camisa xadrez, calça jeans e chelsea boot também é uma ótima opção para regiões mais frias.

Para essa época do ano, as chelsea boots são excelentes calçados para compor o look sem erro, principalmente, se apostar nos tons terrosos ou mais escuros (como calça preta + chelsea boot preta para alongar o visual).

Devo apostar somente na camisa xadrez?

Não! Caso queira um look diferente ou fugir da tradicional camisa xadrez, uma ótima opção é investir nessa estampa nas calças. A calça xadrez é uma peça mais alinhada e que pode ser uma boa alternativa para looks mais elegantes. É possível criar um traje esporte fino, por exemplo, com calça xadrez. Basta acrescentar uma camisa básica, blusa ou jaqueta lisa de uma cor só e um calçado em tom terroso e pronto! Ótima opção para ir à festa junina da empresa ou para alguma ocasião mais refinada.

Mas também é possível usar calça xadrez em um look mais casual. Investir em tons similares, como um visual all black, e aliar a calça a uma blusa de moletom e tênis. Assim você irá fugir da tradicional camisa xadrez e ter um look mais street wear para ir em uma quermesse, por exemplo.

Concluindo: o xadrez não pode faltar no look e, se apostar em tons terrosos, não terá erro na produção desse visual. Mas se quiser ousar nas cores, aposte em tons complementares para garantir um visual alinhado. Assim, o look para as festas juninas de Norte a Sul do país estará completo.

Sobre o MachoModa

Fundado em 2012 por Leonardo Leal, mais conhecido como Coloral, o portal MachoModa tem como foco abordar temas relacionados ao universo masculino, especialmente moda, tendências, acessórios, cabelo/barba, além de lifestyle e bem-estar, sempre com uma linguagem descomplicada e dicas acessíveis. Coloral é formado em Marketing, com especialização em Social Media, e foi premiado duas vezes consecutivas (2017 e 2018) no Prêmio Influenciadores Digitais, na categoria Moda. Com mais de um milhão de seguidores em suas redes e alcance de milhares de views diários em seus posts, atualmente o MachoModa é composto por blogYouTubeInstagramFacebook ePinterest.

Fonte e foto: GCom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *