Instituto Moreira Salles exibe documentário sobre Guimarães Rosa em Poços de Caldas

Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura de Poços de Caldas (MG) apresenta nesta quinta-feira (8), às 19h, o documentário “Outro Sertão” sobre a estadia do escritor João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. A produção é das cineastas Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. A exibição do filme será seguida de um debate com a cineasta Soraia Vilela. A entrada é gratuita.

A obra é resultado de mais de 10 anos de pesquisa sobre o período em que escritor mineiro viveu na Alemanha. O filme resgata a experiência de Guimarães Rosa em Hamburgo. Por meio de imagens de arquivos da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia.

“Outro Sertão” registra a relação de Guimarães Rosa com a cultura alemã (Foto: Divulgação)

O filme registra ainda a relação de Guimarães Rosa com a cultura alemã, como a sua atuação como diplomata em um momento crítico da história mundial. Obra que foi premiada no Festival de Brasília (DF) e vencedora do prêmio de Melhor Documentário Nacional, na Mostra de São Paulo (SP),

Após a sessão, haverá um debate com uma das diretoras do filme, a cineasta Soraia Vilela. Soraia é documentarista, jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim. É mestre em Artes Visuais (Cinema) pela mesma universidade. Viveu mais de 20 anos na Alemanha e hoje reside em Belo Horizonte.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *