Folclore e culinária regional são destaques na Festa UAI em Poços

grupo_de_danca_e_teatro_araca_de_pirapora_mgA partir desta quarta-feira (19), o folclore mineiro é destaque durante a 33ª edição da Festa UAI em Poços de Caldas. Com atividades musicais, dança, exposição e culinária, o evento ocorre no pátio do estádio Ronaldo Junqueira até o domingo (23). Neste ano, o encontro traz shows com os músicos de Pedro Paulo e Alex e Maria Cecília e Rodolfo.

Na parte musical ocorre também uma homenagem á Inezita Barroso. A apresentação fica por conta de Mariangela Zan e banda no dia 20 de agosto.

No recinto, dois palcos e uma tenda estão sendo montados, além de dois telões e também a ‘Casa do Artesão’, com uma mostra do artesanato mineiro. Além disso, barracas com comidas típicas da região poderão ser apreciadas pelos visitantes.

A organização aposta ainda em grupos folclóricos e parafolclóricos, música, dança, artistas populares, culinária, artesanato e tudo que envolva o folclore e a cultura popular regional, nos cinco dias do evento, com entrada gratuita para este recinto todos os dias. Entre as atrações folclóricas o Grupo de Dança e Teatro Araçá de Pirapora MG, Ternos de Congos e Caiapós da cidade, entre outros. Já os shows de algumas atrações terão a venda de ingressos.

A barraca Patrimônio Cultural Popular Chico Rei, contará com acervo da mostra da dupla caipira Tonico e Tinoco, que narra a trajetória da dupla com abertura na quarta-feira (19) às 19h. O acervo artístico dos cantores foi cedido por José Carlos Perez – filho de Tinoco e sobrinho de Tonico e o público poderá conferir o vasto material agregado pela dupla em mais de 50 anos de carreira como: como CDs, vinis, livros, diplomas, instrumentos e troféus.

O ponto alto do evento é a Fazendinha, que conta com a Casa do Caboclo, uma réplica fiel, com utensílios domésticos, forno de barro, assando biscoitos recheados com pernil, bolos de milho, quentão de vinho e pinga, quitandas mineiras, broas de pau-a-pique, curral com animais de pequeno porte sob o comando do chefe Fafi, da Guarda Verde.

Já as barracas de culinária e gastronomia terão cardápios diferenciados em cada uma delas, sempre com comidas típicas do Sul de Minas. Além disso, o evento traz também o concurso Flor Cabocla, que vai eleger a representante da Festa UAI, com participação de candidatas, representantes das barracas de comida instaladas na festa. Um júri deve avaliar traje, desenvoltura na passarela e beleza típica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *