Flipoços anuncia palestras sobre Princesa Isabel e Lula para 2016

Já anunciado para 2016, o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços promete atrações para os amantes da história do Brasil.Marcado para acontecer entre os dias 30 de abril e 8 de maio do próximo ano, o evento já anunciou a presença da jornalista e biógrafa Regina Echeverria, que vai apresentar o livro  “A história da Princesa Isabel – amor, liberdade e exílio” e a escritora Mary Del Priore, com a palestra “A megalomania das figuras históricas brasileiras desde a época do Império”.

A iniciativa é valorizar a história política e cultural do país. Regina Echeverria fará a palestra “Princesa Isabel – a verdade atrás desta mulher de coragem”, onde contará curiosidades sobre a figura central do livro, bem como o processos de confecção do mesmo.

Já Mary Del Priore abordará, como o nome da própria palestra sugere, os traços de grandeza na personalidade de figurões que vão de Dom Pedro I ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Lula.

Para a organização do evento, as palestras marcam os 11 anos do festival com um mergulho e resgate histórico.  “Os encontros são imperdíveis. Para escrever o livro sobre nossa princesa, responsável pela abolição da escravidão no Brasil, Regina Echevierra, que tem no currículo biografias memoráveis como a de Elis Regina e Cazuza, fez um apurado trabalho de pesquisa durante dois anos. A autora teve acesso a arquivos raros sobre a Família Real e aos pessoais da biografada, como cartas que a princesa escreveu para os pais, no período que vai da adolescência ao exílio dela, na Europa, onde faleceu em 1921″, disse Gisele Corrêa Ferreira

Vale destacar também que proposta do evento para 2016 também já está definida: “De Camões a Machado de Assis, uma viagem pela literatura clássica” e a ideia é convidar a todos para um mergulho no passado para redescobrir as ideias de grandes escritores e artistas como Maquiavel, Villa-Lobos e Mozart, além dos próprios Camões e Machado de Assis.

Serviço – Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site www.flipocos.com

Público cresceu em torno de 20% no Flipoços (Foto: Bruno Alves/Flipoços)Evento tem recores de público a cada nova edição.
(Foto: Bruno Alves/Flipoços)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *