Festival literário anuncia ligação com olimpíadas em 2016 em Poços

O Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, já tem data marcada para a 11ª edição em 2016. O evento, que reúne figuras literárias nacionais e internacionais está programado para ocorrer entre os dias 30 de abril e 8 de maio. Entre os temas, a ligação com as Olimpíadas 2016 pode ser destacado.

Segundo a organizadora, Gisele Corrêa Ferreira, assim que a edição comemorativa de 10 anos foi encerrada, no dia 3 de maio deste ano, a nova proposta já estava lançada.  “Trabalhamos como as grandes escolas de samba: assim que termina um Carnaval, já estamos pensando no próximo”, brincou.

poesia_internaA proposta para o próximo ano já foi definida: “De Camões a Machado de Assis, uma viagem pela literatura clássica” e a ideia é convidar a todos para um mergulho no passado para redescobrir as ideias de grandes escritores e artistas como Maquiavel, Villa-Lobos e Mozart, além dos próprios Camões e Machado de Assis.

“Minha cabeça já está fervilhando. Muita coisa pode mudar nessa caminhada rumo ao Flipoços 2016, mas penso, por exemplo, em trazer para a cidade no ano que vem, pelo menos um vencedor do Prêmio Camões, um dos mais importantes da literatura concedido a um escritor de língua portuguesa”, comentou Gisele.

Projetos
Entre os escritores sondados para a edição de 2016 está o moçambicano Mia Couto, vencedor do Camões de 2013, com livros publicados em mais de 20 países. A empreitada deverá contar novamente com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, que trouxe ao Flipoços 2015 os portugueses José Miguel Ribeiro e José Luís Peixoto. O primeiro, um dos nomes do cinema de animação na Europa. O segundo, um dos escritores de língua portuguesa mais comentados da nova geração.

Outra presença fechada para o próximo ano é a escritora e roteirista Antonia Pellegrino que recebeu em 2012 o prêmio de melhor roteiro adaptado da Academia Brasileira de Cinema pelo filme “Bruna Surfistinha”, e é roteirista de “Tim Maia”. A autora estava confirmada para o Flipoços 2015, mas, devido ao falecimento do pai, cancelou a vinda de última hora. “A Antonia estava contente por participar do festival, mas teve esse infeliz imprevisto. De qualquer forma, se prontificou a estar com a gente em 2016”, contou Gisele.

Olimpíadas
Em ano de Olimpíadas, o esporte também terá vez no Flipoços 2016. A expectativa é reunir a geração de prata do vôlei masculino brasileiro, encabeçada pelo poços-caldense Mario Xandó de Oliveira Neto e pelo Bernardinho, atual técnico da seleção brasileira, e o atual grupo de jogadores, considerado um dos favoritos para o ouro no jogos do Rio.

cresce_publico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *