Exposição em Passos conta história da geração e transmissão de energia no Brasil

Uma exposição que já está aberta em Passos (MG) conta até o dia 28 de outubro a história da geração e transmissão de energia no Brasil. A mostra gratuita acontece em comemoração aos 60 anos de Furnas Centrais Elétricas.

Exposição mostra acervo com imagens da construção da Hidrelétrica de Furnas (Foto: Acervo Furnas)

Com fotos e vídeos do acervo da empresa, a exposição interativa destaca a construção da Usina de Furnas, primeira hidrelétrica de grande porte do país localizada em solo mineiro, além das primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos.

Área em São José da Barra, onde represa e hidrelétrica foram construídas (Foto: Acervo Furnas)

“Nós fazemos um apanhado. É lógico que focamos bastante nas obras de construção da usina, mas também fazemos um apanhado geral, passamos por outras questões, outras usinas que foram adquiridas, outros empreendimentos que foram criados e chegamos até a modernidade, falando-se até em parques eólicos, eficiência energética, economia de energia, abrangendo tudo que aconteceu nesses 60 anos”, diz o gerente de comunicação de Furnas, Júlio Morgado.

Técnicos vistoriam painel de controle de usina hidrelétrica (Foto: Acervo Furnas)

A exposição mostra o contexto do Brasil e seus atores na época da inauguração da Usina de Furnas, cinco anos após a abertura da empresa.

“Falamos das personalidades da época, desde o nosso primeiro presidente, John Cotrim, até Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, João Figueiredo. Falamos também de ações envolvidas em prol da cidadania, preocupação com o meio ambiente, ações sociais. Toda a identidade visual foi pautada com as estruturas geométricas das torres e linhas de transmissão”, diz o gerente de comunicação.

Presidente Juscelino Kubitschek analisa projeto da construção de Furnas (Foto: Acervo Furnas)

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *