Documentário conta história de luta da Comunidade Guerreira Zeferina, região periférica de Salvador

“Zeferinas – Guerreiras da Vida” traça um paralelo entre guerreira quilombola e mulheres fortes da região

A Comunidade Guerreira Zeferina, conhecida até pouco tempo como “Cidade de Plástico”, já esteve entre as mais carentes da periferia de Salvador. Revitalizada em 2018, a região é agora retratada no documentário “Zeferinas – Guerreiras da Vida”, dirigido por Márcio Cavalcanti (“Sou Carnaval” e “Bahia, Minha Vida”).

O documentário traça um paralelo histórico entre Zeferina, quilombola que viveu na região no fim do século XIX, e as mulheres guerreiras que moram no hoje conjunto habitacional, que até pouco tempo atrás era povoado por casas de madeirite cobertas com lona – configuração que deu origem ao apelido “Cidade de Plástico”.

As histórias das moradoras Cassileide, Vanda,Tamara e Miriam contrastam com os feitos de Zeferina, contados através de relatos e imagens. Em comum, experiências que são exemplos de sobrevivência, luta, liberdade e conquistas separadas por séculos.

Filmado em apenas 15 dias, o documentário tem duração de 25 minutos e está disponível no site do projeto www.zeferinas.com.br. Atualmente, 257 famílias vivem na nos 10 prédios da Comunidade. A área revitalizada conta também com uma creche-escola, centro comunitário, campo de Futebol, mini-quadra, boxes comerciais, parque infantil, academia de saúde, espaço de lazer e conveniência e estacionamento. Criado pela agência Propeg e produzido pela Mandacaru, o documentário é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador.

Fonte: Reprodução / Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *