Conheça 4 maneiras de evitar pedra nos rins

O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, costuma causar dores muito fortes na região lombar. Ao se movimentar para sair do rim, o cálculo bloqueia o ureter, canal por onde passa a urina, e o rim fica dilatado. Mas existem formas simples e eficientes de prevenção do cálculo renal.

João Egídio Romão Junior, chefe de equipe de Nefrologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, listou abaixo 4 medidas para evitar a formação de cálculo renal.

  1. Beber muita água para auxiliar na filtragem do sangue nos rins e eliminar os resíduos tóxicos que podem formar as pedras.
  2. Reduzir o consumo de sódio, principal ingrediente do sal de cozinha, para não aumentar a quantidade de cálcio na urina.
  3. Ingerir menos proteína animal para evitar o aumento de ácido úrico, que também contribui para a formação de pedras nos rins.
  4. Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalato, um tipo de sal encontrado em espinafre, chocolate, batata doce, nozes e beterraba, entre outros.

Para falar mais sobre esse e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais atuantes em várias especialidades médicas. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte médica para sua pauta.

Fonte:  / Foto: Reprodução/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *