Cinco dicas para retomar a rotina escolar sem stress

As férias acabaram e é hora de retomar a rotina escolar. A psicóloga e doutora em Educação e coordenadora do projeto Nós e Voz, Anna Cláudia Eutrópio pontua cinco dicas para facilitar a sua vida e de seus familiares neste período.

Para as crianças e jovens

Segundo Anna Claudia, a vida de um estudante é marcada por fases típicas do processo de escolarização:

• férias
• volta as aulas
• semanas de provas
• feriados
• semanas de feiras de ciências ou semelhantes
• excursões

“Cada um desses acontecimentos integra a rotina escolar e compõe o mosaico de situações que podemos chamar de ano letivo.”

1. Organize seu espaço de estudo

A cada ano na escola a gente produz um monte de coisas: trabalhos, cadernos, papéis, cartazes… Arquivar o material do ano que passou e abrir espaço para as novas produções é uma atividade que pode contribuir com a preparação para a volta às aulas.

2. Faça um calendário e marque eventos importantes nele

A volta às aulas é um dos marcos da vida escolar. A cada ano que se inicia, outros acontecimentos escolares farão parte de nossa rotina.

Ter um calendário nos ajuda a desenvolver nossa noção de tempo. Marque no calendário seu aniversário, o carnaval, o mês de junho e pense sobre como sua escola celebra as festas juninas.

Marque no calendário datas que irão compor o seu próximo período na escola. Mantenha esse calendário sempre atualizado e vá percebendo as diferentes atividades e experiências que você viverá no ano letivo.

3. Entenda que o retorno é uma fase de adaptação

Muitas vezes criamos expectativas sobre o nosso desempenho no novo ano escolar que se inicia e queremos que, logo no começo, tudo já seja como imaginamos.

Calma! O início das aulas é exatamente isso: um início. Mantenha seu foco, mas não queira que tudo aconteça de uma vez.

Você irá aprender muitas coisas, conhecer novas pessoas e viver novas experiências durante o ano! Não será tudo na primeira semana. Tenha calma!

4. Entre na rotina

Durante as férias, é comum dormirmos mais tarde, acordarmos em horários diferentes, brincarmos mais, passearmos… temos uma vida diferente já que estamos de férias.

A volta às aulas marca o início da rotina com horários mais definidos.

Não adianta lutar contra isso e ficar dormindo no mesmo horário das férias, trocando dia pela noite e sofrendo com sono na escola.

A hora é de entrar na rotina mesmo. Isso significa fazer um esforço para dormir, acordar, comer, tomar banho, ver TV, jogar jogos, conversar com os amigos e tudo mais num horário adequado para a rotina escolar.

A dica aqui é bem aquela que o pessoal gosta de usar na internet: “aceita que dói menos”. É preciso aceitar que as férias acabaram e entrar no novo ritmo.

5. Curta as novidades

Em cada ano escolar tem sempre alguma novidade. Um novo conteúdo, novos materiais, novos colegas, novos professores. Para alguns, o retorno às aulas é pura novidade: nova escola, novo turno…

Tudo que é novo gera em nós duas emoções: curiosidade e medo.

Ficamos curiosos para conhecer o que é novo, mas também com um certo medo do desconhecido.

A dica é: encare o medo e curta as novidades. Descubra o que tem de novo neste ano e crie sua opinião sobre essas novidades!

Fonte: Minas faz Ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *