Artigo Juarez Alvarenga – Independência do Banco Central

A política é a ciência de contornar atritos, porém mantendo os interesses de grupos intocáveis. É aproximação dos opostos através de persuasão quase sempre civilizada, dentro de um contexto heterogêneo.

         A economia é uma ciência contraditória. Onde, no mínimo, há dois caminhos quase da mesma distancia, para um único passo.

         Em economia não existe decisões sectárias intocáveis de perfeição, por isso, suas decisões são sempre questionáveis e o resultado nunca chega 100% de êxitos. Seus axiomas são relativos de duplicidades conceituais.

         Por isso, a desproporcionalidade da ciência econômica torna-se seus dogmas relativizados. E as racionalidades bifurcam, porém longe da passionalidade de interesses de grupos sectários.

         O método sistemático em que procura a funcionalidade de conceitos duais, a partir de um único empirismo problemático não cerca o universo econômico de definitividade e perenidade.

         Parece que, tardiamente agora no Brasil, no limiar do século XXI haverá independência do Banco Central. Caso realmente isto aconteça será a carta de alforria, para decisões profundas, quase certeiras e inteligentes.

         As atividades econômicas precisam de racionalidade, profissionalismo , criatividade e liberdade longe do sectarismo passional de grupos de interesses  proporcionado por segmentos políticos.

         Os conceitos econômicos informais, coloquiais e intuitivos do mundo político tem que fazer sua travessia, com inteligência para o Banco Central, onde haverá uma economia robusta, independente e isenta de contaminação ideológica proveniente de grupos políticos.

         Aplicabilidade no primeiro mundo da já independência do Banco Central agora trazida, para o Brasil, tardiamente, como instrumento de racionalidade e imparcialidade, porém contaminado de inteligência no limiar de uma nova era, onde as decisões humanas, nascerão das mentes e não do estômago, tão comum na época dos dinossauros.

Juarez Alvarenga
Advogado e escritos
Rua Antônio B. Figueiredo, 29
Coqueiral-MG
CEP: 37235-000
Telefone: (35) 99176-9329
E-mail: juarezalvarengacru@gmail.com

 

Foto: Reprodução site https://pxhere.com/pt/photo/1444653

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *