A Guerra Cambial – Juarez Alvarenga

A economia moderna é sistemática e integrada. Seus problemas cosmopolitas não resolvem com atitudes provincianas e unilaterais. Delineia no espaço um novo problema econômico: a guerra cambial.

De proporções gigantescas exigem das comunidades econômicas desprendimento e processos coordenados de atitudes.

Parece que o mundo encontra na beira do abismo econômico. O que as partes do processo puderam manusear para permanecer na beira do abismo farão sem freios. A retórica será paradoxal as atitudes. E todos os países envolvidos tomarão soluções personalistas para ser o ultimo a cair no abismo.

Palavras de um voluntarismo evasivas contrariam as atitudes narcísicas serão tomadas.

A apreciação do dólar e valorização das moedas estrangeiras não será retida pelos altruísmos econômicos dos países envolvidos.

A solução só virá quanto todos estiverem dentro do abismo. O perigo iminente de uma catástrofe econômica generalizada não será capaz de conter uma solução coordenada e totalizante. Só depois do erro global serão possíveis atitudes coordenadas e eficazes.

Na beira do abismo teremos apenas atitudes persuasivas e artificiais. Dentro do abismo é que as soluções serão equitativas e os sacrifícios fragmentados.

O apelo ao solidarismo de atitudes é retórica fantasmagórica. Soluções isoladas serão implantadas e de resultados ineficazes.

A nova guerra cambial só terá resultados vitoriosos depois de todos derrotados.

Os instrumentos econômicos de defesa isoladas dos países serão infectados no campo da guerra cambial. E para todos os seres derrotados acho que precisaremos no mínimo de dois anos. Somente após isto haverá soluções solidarias e atitudes equitativas. Teremos nestes dois anos deslizes no abismo dos países envolvidos gradualmente.

Enquanto houver possibilidade abstratamente dos países saírem isoladamente da crise estas serão tentadas. Somente o empirismo fracassados de todos é que aparecerão os elevadores de saídas. E os primeiros passageiros serão os emergentes como o Brasil.

JUAREZ ALVARENGA – ADVOGADO E ESCRITOR
RUA ANTÔNIO  B. FIGUEIREDO, 29
COQUEIRAL-MG
CEP: 37235-000
TELEFONE: (35) 99176-9329
NOVO E MAIL: juarezalvarengacru@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *