10 utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha

Na cozinha, o bicarbonato de sódio não deve ser apenas conhecido por ajudar a dar volume, altura e leveza às massas. Esse levedante químico pode se tornar um aliado poderoso para as tarefas mais difíceis na cozinha.

Limpe potes plásticos

Para acabar com o cheiro que os potes plásticos podem reter, misture 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água morna e use para lavá-los. Você também pode deixar os potes de molho nessa mistura.

Recupere as panelas

Deixou a comida queimar e a panela manchou? Coloque um pouco de bicarbonato, água morna e deixe de molho de um dia para o outro. Depois, lave normalmente com água, detergente e esponja.

Recupere a louça manchada de café e chá

Umedeça com água e um pouco de bicarbonato um pano limpo e esfregue na louça manchada. Se as manchas não saírem, deixe de molho em água e bicarbonato de um dia para o outro.

Ajuda para desentupir tubos e ralos

Para eliminar os maus cheiros que vêm dos ralos e tubulações, despeje metade de um copo de bicarbonato de sódio em pias, chuveiros ou banheiras e deixe a água correr. Repita a operação uma vez a cada dez dias.

Para deixar a geladeira cheirosa

Para neutralizar os odores que podem ficar na geladeira, coloque um potinho com bicarbonato de sódio dentro do eletrodoméstico. Troque o pote de tempos em tempos.

Limpar a máquina de lavar louça

Quer limpar e desinfetar a sua máquina de lavar louça? Coloque um pouco do bicarbonato junto com o detergente.

Forno limpo

Misture 1/2 xícara de água com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Uma pasta se formará: espalhe-a no forno e deixe lá de um dia para o outro. Pra retirar, use um pano úmido.

Para limpar esponja

A esponja também precisa se limpa: mergulhe-a em uma bacia de água morna com 3 colheres (sopa) de bicarbonato.

Armários e gavetas

Deixe pequenos recipientes cheios de bicarbonato em armários e gavetas, se você quiser manter longe os maus odores.

Tábua de corte

Para remover os odores que ficam nas tábuas de corte, polvilhe-as com bicarbonato de sódio e deixe descansar por alguns minutos antes de prosseguir para a lavagem habitual.

Fonte: Notícias ao Minuto / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *