Viagem de sulmineiro que precisa de transplante nos EUA é confirmada

A viagem para os Estados Unidos do adolescente de Campos Gerais, que luta por um transplante de intestino, deve sair até dia 3 de junho. A confirmação foi feita pelo Governo Federal, intimado pela 5ª Vara Federal Cível de São Paulo (SP) a se posicionar sobre o auxílio que a família de Antônio Gleiber Cassiano Júnior, de 16 anos, conseguiu em abril.

“A União confirmou que o hospital, a equipe médica e o transporte aéreo já estão pagos e que, tão logo saia o visto, que depende da embaixada americana, o Juninho vai poder embarcar. A expectativa é que o visto saia entre segunda [1º de junho] e terça-feira (2). Ele vai poder embarcar no mesmo dia ou, mais tardar, no dia seguinte”, explicou um dos advogados que acompanha o caso, Guilherme Sarmento.

Nesta quinta-feira (28), a família divulgou uma foto de Juninho no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), onde o adolescente é acompanhado pela equipe médica desde outubro de 2014. Na imagem, ele aparece se preparando para a viagem. Na legenda, a comemoração: “O clima é de muita alegria e preparação no Hospital Pequeno Príncipe. Hoje o Juninho até cortou os cabelos!!! ‪#‎Alegria‬ ‪#‎Viagem‬ ‪#‎JuntoComJuninho‬.”

A batalha pelo transplante
Juninho, como ficou conhecido nas redes sociais, sofre da “Síndrome do Intestino Ultracurto”, que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado. Para sobreviver, ele precisa de um transplante. O único local em que o procedimento já foi feito com sucesso até o momento fica em Miami.

Como as despesas no exterior são estimadas em mais de R$ 3 milhões, a Justiça decidiu no dia 10 de abril que o Ministério da Saúde deveria arcar com a cirurgia e todos os gastos que envolvessem os cuidados com o adolescente que só consegue se alimentar por meio de uma sonda.

Diante da urgência em conseguir o tratamento, a juíza Alessandra de Jesus assinou um despacho no dia 23 de maio dando um prazo de 72 horas para que a União marcasse a data e o horário da viagem em até 15 dias. O prazo para a manifestação do governo, que começou a ser contado na segunda-feira (25), terminou à meia-noite desta quarta-feira (27).

“O Itamaraty e a assessoria de Relações Internacionais do governo já entraram em contato com a embaixada americana para que os pais do Juninho sejam dispensados da entrevista de visto”, disse Sarmento. “A embaixada já entrou em contato comigo hoje (28) pedindo alguns documentos. Resolvendo a questão do visto, o embarque está garantido.”

juninho_viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *