Trens turísticos mineiros pautam audiência na Assembleia nesta quinta – Projeto Lavras-Três Corações-Varginha é tema

Na agenda, a implantação de linha ferroviária ligando Belo Horizonte ao Museu de Inhotim, em Brumadinho

Os projetos de trens turísticos ligando Belo Horizonte a Inhotim, na Região Central do Estado; Cataguases-Além Paraíba-Três Rios (Trem Rio-Minas), ligando a Zona da Mata mineira ao Estado do Rio de Janeiro; e Lavras-Três Corações-Varginha (Expresso do Rei), na Região Sul, serão tema de audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião está marcada para esta quinta-feira (22), às 10 horas, no Plenarinho II. O requerimento para realização da audiência é do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB) e dos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Roberto Andrade (PSB).

“A reunião servirá para discutirmos, a partir de argumentos técnicos, econômicos e culturais, a reativação e utilização de trechos ferroviários com fins turísticos”, afirma o deputado João Leite. “Esse tipo de utilização tem potencial para contribuir com a preservação da memória ferroviária e pode funcionar, também, como mais uma via de acesso à produção cultural do estado”, conclui.

O tema também faz parte da agenda que a comissão pretende debater com a equipe de transição do governo eleito, em outra audiência pública, também já aprovada, para discutir o desenvolvimento do transporte ferroviário no Estado. As duas audiências foram aprovadas em reunião realizada no último dia 7 de novembro.

Convidados

Alguns convidados sobre turismo ferroviário já confirmaram presença, entre eles representantes da ONG Trem, autoridades ligadas ao setor de transporte e personalidades vinculadas ao turismo no Estado.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.

Fonte e foto: ALMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *