SUS oferece exame PET-CT para diagnosticar câncer em Pouso Alegre

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer em Pouso Alegre, o exame PET-CT para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer. A iniciativa foi autorizada pelo Ministério da Saúde e atende a toda a microrregião.  O município é o único do Sul de Minas a realizar o procedimento de forma gratuita.

“Esse exame é uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas pelo organismo. No nosso caso, que é a glicose, o flúor-deoxi-glicose, que é marcado com flúor, no caso da oncologia, esse material é injetado no paciente, e essa injeção corre no corpo do paciente e é captada feito imagens depois de uma hora. E é onde a gente consegue fazer o mapeamento do corpo todo desse paciente para ver onde tem o metabolismo da glicose nesse organismo”, explica o médico nuclear Érico Luís Camacho.

Para o exame, é preciso ficar quatro horas em jejum, sem bebida e nem comida. Uma hora antes de entrar no aparelho, o paciente recebe uma injeção de glicose com material radioativo, que vai ajudar os médicos a localizarem os tumores.

“Alguns tipos de tumores têm uma maior captação de glicose, maior consumo de glicose. Então a gente injeta essa substância no paciente e tenta identificar aquelas áreas, aqueles tumores que têm maior captação de glicose”, diz Gabriel Rodrigues, também médico nuclear.

O líquido da injeção, no entanto, não é fabricado no Sul de Minas, precisa ser trazido de São Paulo ou Campinas. Além disso, a cada 110 minutos, metade do material é perdido. “A radiação desintegra. Então nós temos que ter uma logística bem certa. Esse carro saindo de Campinas, ou de São Paulo, esse paciente chegando aqui na clínica, sendo preparado”, conta Camacho.

Pelo SUS no Sul de Minas serão atendidos pacientes com três tipos de câncer, o de pulmão, intestino e o linfoma. “As pessoas que têm uma solicitação médica para esse exame devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o agendamento. Neste mês de dezembro, todos os exames serão agendados, sem limite de vagas”, afirma Jucelma Carvalho, diretora de Atenção Primária à Saúde.

SUS oferece exame PET-CT para dignosticar câncer em Pouso Alegre (MG) (Foto: Reprodução EPTV)SUS oferece exame PET-CT para dignosticar câncer em Pouso Alegre (Foto: Reprodução EPTV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *